Vilas rurais de Campina e Serrinha terão água tratada, no Paraná

Audiência na Capela Mãe da Divina Graça reuniu 140 moradores.

O abastecimento de água das vilas rurais Campina e Serrinha, em Carambeí (PR), nos Campos Gerais, terá um sistema de tratamento, construído em parceria entre a Sanepar, a prefeitura e a comunidade rural. No final de abril, cerca de 140 moradores da localidade participaram de uma assembleia promovida pela Coordenação de Pequenas Localidades da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), com o objetivo de organizar a comunidade e instituir a Associação da Água, que ficará responsável pela gestão do sistema de abastecimento que vai beneficiar 167 famílias.

Hoje, os moradores são abastecidos por um poço, com vazão de 20 mil litros por hora, mas a água distribuída não passa por nenhum tratamento. Para implantar o sistema de abastecimento, serão instalados uma bomba, a 48 m de profundidade, casa de tratamento, 9,4 km de redes de distribuição de água e 167 ligações. O investimento será de R$ 201 mil.

Pela parceria, a Sanepar ficou responsável pela elaboração dos projetos, orientação técnica e fornecimento de materiais hidráulicos. A execução das obras estará a cargo da Prefeitura de Carambeí, com o auxílio da comunidade. De acordo com a prefeitura, a contratação da construção da casa de tratamento já está em fase de licitação.

Os sistemas rurais de abastecimento são construídos através de parcerias entre a Sanepar, as prefeituras e as comunidades. A gestão dos sistemas fica a cargo dos moradores, que administram o tratamento da água e a manutenção do sistema. Segundo Roboão Senegaglia, coordenador de Relações com a Comunidade da Sanepar, as localidades beneficiadas devem se organizar em associação para viabilizar os custos de manutenção da rede de abastecimento e o tratamento, a Associação da Água. O próximo passo será a aprovação do Estatuto, em nova audiência. No decorrer da implantação do sistema, a Sanepar também capacita a comunidade para a manutenção do sistema.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores