Trabalhos do Sistema de Esgotamento Sanitário de Curitibanos se concentram na construção de elevatória

Por Gerência de Comunicação Social da Casan

A ETE que está sendo construída no Bairro São Francisco, em Curitibanos (SC).

Com 54,03% de redes de coleta e 66,57% das ligações domiciliares instaladas, o foco dos serviços de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Curitibanos passa esse ano a ser a construção da Estação de Tratamento (ETE) e a implantação de estações elevatórias.

“Como o sistema de esgotamento sanitário funciona por gravidade, toda rede implantada nesta primeira etapa será direcionada para duas elevatórias que bombearão o esgoto para a unidade de tratamento”, explica a engenheira da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), Heloisa Alves Pereira Dos Santos, fiscal das obras.

As duas Elevatórias irão abrigar motobombas (conjuntos de motor e bomba) e tubulações hidráulicas responsáveis pela elevação da cota do esgoto até o destino final, a ETE que está sendo construída no Bairro São Francisco.

Também localizadas no Bairro São Francisco, uma ao final da Rua Germano A. Souza e outra na esquina da Av. Altino Gonçalves de Farias com a Frei Gaspar, próximo ao Corpo de Bombeiros, as elevatórias deverão ter as obras iniciadas em fevereiro e abril, respectivamente.

Em fase avançada de implantação, a ETE de Curitibanos será responsável por tratar todo o esgoto coletado através do Sistema que está sendo implantado desde o final de 2016 na cidade, permitindo que o efluente volte à natureza dentro dos padrões exigidos pela legislação.

Em valores atualizados, o Governo do Estado, por meio da CASAN, já investiu aproximadamente R$ 46 milhões na implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Curitibanos. A conclusão da obra está prevista para novembro de 2019.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores