Por Guilherme Mazui, G1, Brasília

24/09/2017 20h57

Tema foi discutido durante reunião entre o presidente Michel Temer, ministros e parlamentares da base, neste domingo, em Brasília, informou Aguinaldo Ribeiro.

O líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse neste domingo (24), após participar de uma reunião com o presidente Michel Temer, ministros e parlamentares da base no Palácio do Jaburu, em Brasília, que a “tendência” é que o governo mantenha o horário de verão em vigor neste ano.

De acordo com Ribeiro, o horário de verão foi um dos temas discutidos no encontro. Na semana passada, a Casa Civil da Presidência confirmou que o governo avalia a “conveniência” de manter o programa devido ao baixo impacto na economia de energia.

“A avaliação de todos que participaram da reunião é uma avaliação no sentido de se manter o horário [de verão], mas essa decisão será tomada posteriormente pelo presidente e pelo ministro da pasta [de Minas e Energia]”, disse Ribeiro a jornalistas após deixar o Jaburu.

“Nós fizemos uma avaliação de que a tendência é que isso [horário de verão] se mantenha”, completou ele.

Se nenhuma mudança for anunciada nas próximas semanas, o horário de verão deve entrar em vigor no dia 15 de outubro, em dez estados e no Distrito Federal (veja mapa). Nessas regiões, o relógio deve ser adiantado em uma hora até o dia 18 de fevereiro de 2018.

Denúncia contra Temer

Ribeiro negou a jornalistas que, durante a reunião deste domingo, tenha sido discutido o início da tramitação, na Câmara dos Deputados, da segunda denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer. A previsão é que a tramitação da denúncia comece nesta segunda (25).

Os ministros Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), Osmar Terra (Desenvolvimento Social), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral), os dois últimos denunciados pela PGR junto com Temer, participaram da reunião.

Também estiveram no Jaburu o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB), o líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o vice-líder do governo, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), o líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), e o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM).

Ribeiro avaliou, porém, que a expectativa é que, a exemplo da primeira denúncia contra o presidente, esta também seja rejeitada pela Câmara.

“Pela forma como foi apresentada a denúncia, pela própria imprensa que tem noticiado várias inconsistências que estão sendo apontadas a todo o tempo e fatos novos que estão chegando, isso faz com que se reforce ainda mais o clima de rejeição da denúncia”, disse.