Por Andrea Jubé, Cristiane Bonfanti, Fabio Pupo e Rafael Bittencourt – Valor Econômico

10/04/2018 – 16:50

BRASILIA – O presidente Michel Temer (MDB) aproveitou a posse do novo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, para elogiar o ex-titular da pasta Henrique Meirelles, pré-candidato do MDB à Presidência, que compareceu à solenidade no Planalto. Quanto a Guardia, Temer afirmou que ele assumirá o “time de um navio que nós todos pusemos no rumo certo”.

Temer afirmou ainda que o ex-ministro Meirelles foi essencial para o Brasil recuperar a “credibilidade das contas públicas, o crescimento sustentável”.

Temer ainda fez elogios ao novo ministro do Planejamento, Esteves Colnago, que ele crê vai desempenhar a função com “competência” e ao seu antecessor, Dyogo de Oliveira – que assumiu o comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Temer salientou que manteve a “mesma composição político-partidária” na reforma ministerial. A mudança mais evidente foi o remanejamento de Moreira Franco da Secretaria Geral da Presidência para o Ministério de Minas e Energia. O sucessor de Moreira ainda não foi definido.

Dez ministros foram empossados hoje: Eduardo Guardia (Fazenda), Esteves Colnago (Planejamento), Moreira Franco (Minas e Energia), Rossieli Soares (Educação), Alberto Beltrame (Desenvolvimento Social), Marcos Jorge Lima (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Leandro Cruz Fróes (Esporte), Vinícius Lummertz (Turismo), Antônio de Pádua (Integração Nacional) e Helton Yomura (Trabalho).