Sistema de desidratação de lodo otimiza Estação de Tratamento de Esgotos de Indaial (SC)

Por Gerência de Comunicação Social da Casan

A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Indaial (SC) conta desde novembro com um processo mecanizado para reduzir o lodo que resulta do processo de depuração.

Com investimento de R$ 800 mil, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) instalou um sistema de desidratação de lodo, obtendo melhorias no desempenho da ETE, redução do volume final de lodo, diminuição de custos com transporte para destinação final e descarte mais adequado do subproduto resultante do tratamento.

“É mais um avanço no Sistema de Esgotamento Sanitário de Indaial, que já atende …. moradores de Indaial”, explica Janete Farenzena, chefe do Setor de Esgotos de Indaial.

Com a nova etapa de desague de lodo (que inicialmente é uma massa líquida), a água removida retorna para o início do processo de tratamento e o resíduo sólido é recolhido separadamente. Dessa forma, o processo mecanizado de desidratação, realizado por meio de uma prensa, também traz melhorias nas condições de trabalho da equipe que atua na unidade.

Além disso, com a remoção da umidade do lodo, os custos com o transporte se tornam menores, pois os volumes a serem transportados para aterro sanitário são reduzidos consideravelmente.

“O gerenciamento do lodo é uma das etapas mais caras do processo de tratamento de esgoto. O transporte de lodo líquido é muito custoso e não é adequado para manter a sustentabilidade operacional e financeira de uma Estação de Tratamento de Esgotos”, complementa Janete.

O Sistema Público de Esgotamento de Indaial está também recebendo recursos para ampliação da rede de coleta, que vai atender moradores do bairro Tapajós. O investimento na ampliação é de R$ 18,5 milhões, e vai beneficiar mais de 7 mil moradores. A expectativa é de que esse novo trecho entre em operação no segundo semestre de 2019.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores