Por Rafael Bitencourt, Cristiane Bonfanti e Daniela Chiaretti – Valor Econômico
18/03/2018 – 11:57

BRASÍLIA – O presidente do Conselho Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcos Guerra, defendeu neste domingo que o tema da segurança hídrica entre na agenda de negócio do setor produtivo.

Para ele, os empresários precisam se engajar na troca experiência para reduzir o risco de que “eventos extremos”, relacionados ao abastecimento, possam impactar a atividade econômica.

Guerra discursou nesta manhã na abertura do “Water Business Day”, evento empresarial relacionado ao 8º Fórum Mundial da Água. O fórum é realizado em Brasília, entre hoje e sexta-feira (23). Estão programadas 215 sessões de debates com especialistas do mundo sobre água e gestão de recursos hídricos.

Para Guerra, é “urgente” que o Brasil supere os déficits de saneamento básico, o que tem relação direta com saúde e preservação dos recursos hídricos. Segundo ele, 34 milhões de brasileiros não têm acesso à rede de abastecimento de água — 17% da população.

“No Brasil temos vários assuntos para trabalhar, mas a questão da água nós precisamos colocar na pauta de nossos governantes”, afirmou.

No caso do mundo empresarial, Guerra afirmou que é preciso o envolvimento em soluções colaborativas no abastecimento da água. “Precisamos ter o entendimento de que a água é um recurso escasso e dotado de valor econômico”.