Por Raphael Di Cunto – Valor Econômico

23/10/2018 – 05:00

O Congresso Nacional terá uma semana esvaziada pela frente, sem sessões da Câmara dos Deputados e, das propostas pautadas para votação no Senado, nenhuma tem chance relevante de aprovação nos próximos 180 dias, segundo projeção do Estudos Legislativos e Análise Política do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap/Ello) para o Valor Política.

A semana antecede o segundo turno das eleições presidenciais e nos Estados onde os governadores não foram eleitos na primeira etapa da campanha. A maioria dos deputados e senadores não devem aparecer em Brasília esta semana, segundo previsão do governo.

Além das sessões do Senado, está agendada amanhã sessão do Congresso Nacional para votar vetos presidenciais e projetos de abertura de créditos orçamentários, mas sem perspectivas de que realmente consigam votar a pauta proposta.

O levantamento do Cebrap/Ello considerou as 13 propostas com impacto econômico que estão na pauta de plenário ou terminativa nas comissões (quando dispensa análise em plenário) da Câmara e do Senado. A probabilidade de aprovação, referente aos próximos 180 dias, é baseada num modelo estatístico sobre o histórico de votações desde 1988.