Agência de Notícias do Paraná

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) conquistou quatro troféus no Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) de 2017. O prêmio, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), é o mais importante do setor do saneamento nacional. O anúncio ocorreu na tarde desta terça-feira (31).

Para a conquista do Quíron, o troféu do PNQS, a Sanepar aplicou boas práticas de gestão e apresentou resultados elevados de desempenho. Os quatro troféus conquistados serão entregues nos dias 20 e 21 de novembro em Aracaju, no Sergipe, quando as empresas vencedoras apresentarão suas práticas de qualidade.

“É uma grande satisfação receber um reconhecimento como esse. A gestão da Sanepar avançou significativamente nos últimos anos e isso é resultado do trabalho de excelência dos nossos profissionais. Hoje, é dia de agradecer a cada um dos mais de sete mil funcionários que se dedicam diariamente para melhorar a qualidade de vida dos paranaenses”, afirmou o presidente da Companhia, Mounir Chaowiche.

Neste ano, pela primeira fez na história, a empresa concorreu de forma corporativa. Também foram premiadas individualmente a Sanepar nas cidades de Cascavel e de Pato Branco e a estrutura da Gerência-Geral Sudoeste, que abrange as unidades de Toledo, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, além de Cascavel e Pato Branco.

PRÊMIO – Criado em 1997 pela Abes, o prêmio tem o objetivo de fomentar a melhoria da gestão nas empresas de saneamento ambiental por meio de um Modelo de Excelência de Gestão, o MEG. Nos 54 anos de sua história, a Sanepar candidatou 52 unidades ou gerências gerais ao prêmio. Foi vencedora 38 vezes e possui sete troféus de ouro, seis de prata e 25 de bronze, além de nove reconhecimentos de distinção ou diploma.

“Perseguir a qualidade é o nosso compromisso diário. A implantação do Modelo de Excelência promove um salto qualitativo na gestão da empresa. A Sanepar tem demonstrado que, com seriedade e profissionalismo, consegue avançar em qualidade dos serviços prestados e abrangência”, afirmou o presidente da Companhia.

CENÁRIO NACIONAL – A Sanepar tem hoje índices que superam a média nacional. A empresa está presente em 345 municípios paranaenses e em Porto União, em Santa Catarina. O atendimento da Sanepar beneficia mais de 10 milhões de pessoas com abastecimento de água e 7,1 milhões com serviços de esgoto. A empresa é a única companhia de saneamento que trata 100% do esgoto que coleta (a média nacional de coleta de esgoto é de 58% e de tratamento é de 74%). Ela também atua no segmento de resíduos sólidos urbanos e opera aterros que atendem sete municípios paranaenses (Apucarana, Cornélio Procópio, Cianorte, São Tomé, Terra Boa, Guaporema e Indianápolis).

São 164 estações de tratamento de água, quatro barragens, 1.037 poços, 239 estações de tratamento de esgoto, três aterros sanitários e mais de 84,4 mil quilômetros de tubulações que compõem a infraestrutura da companhia.

Desde 2011, a Sanepar já investiu mais de R$ 4 bilhões em obras de novas estruturas, ampliação e melhorias de sistemas. A Companhia também aprimorou a gestão, fortalecendo a área de Governança Corporativa e Gestão de Riscos. No Paraná, quatro cidades (Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina) entre as dez com melhor saneamento no Brasil e Curitiba é a melhor entre as capitais, segundo o ranking do Instituto Trata Brasil.