Sanepar investe R$ 40 milhões no abastecimento de Pato Branco (PR)

A estação vai tratar 22,8 milhões de litros de água e o sistema vai ter capacidade ampliada para armazenar 13,9 milhões de litros

Por Assessoria de Comunicação da Sanepar

21/01/2019

Ampliação da estação de tratamento de água vai garantir a produção de 265 litros de água por segundo

A Sanepar está investindo cerca de R$ 40 milhões na ampliação do sistema de água de Pato Branco. Na semana passada, dois novos reservatórios já foram interligados ao sistema de abastecimento e, até julho, outros quatro devem entrar em operação. Para 2020, está previsto mais um reservatório no Centro de Reservação João Pessoa. Com esses equipamentos, Pato Branco terá capacidade para armazenar 13,9 milhões de litros de água, um acréscimo de 112% em relação ao volume atual de reservação.

O maior reservatório, com capacidade de 3 milhões de litros, foi instalado na Rua Itabira, próximo à estação de tratamento de água (ETA). Essa unidade envia água para os bairros Planalto, Primavera, São João, Alto da Glória, Dal Roos, Menino Deus e Anchieta. O outro reservatório, de 500 mil litros, foi instalado no Jardim Alvorada e reforça o abastecimento dos bairros Gralha Azul, São Cristóvão, Encruzilhada, Cantu, BR 280, Jardim Alvorada, Novo Horizonte, São Roque, Sudoeste, Santo Antônio, Veneza, Canaã, Vila Verde, Jardim Floresta e Pinheirinho.

Também já foram construídos mais dois reservatórios de aço vitrificado: no Bairro Fadep/Fraron (2 milhões de litros) e no São Francisco (1 milhão de litros), que entram em operação até junho. Já foram adquiridos outros dois, em fibra, que serão instalados na região do Gralha Azul e na região do Planalto, com capacidade de 200 mil litros de água cada. Eles devem ser instalados em julho. E, em 2020, entra em operação o quinto reservatório, com 500 mil litros.

TRATAMENTO – Além do reforço no sistema de reservação, estão em andamento obras de ampliação da estação de tratamento de água, como a instalação de mais um módulo que vai aumentar a produção da ETA para 265 litros por segundo. Por dia, o sistema irá produzir 22,8 milhões de litros de água. A previsão é que o novo módulo de tratamento entre em operação no fim de fevereiro. Em seguida, a Sanepar vai reformar e modernizar os equipamentos dos módulos existentes. A conclusão desses trabalhos está prevista para abril.

A Sanepar também está instalando mais uma adutora de água bruta, que vai transportar a água do Rio Pato Branco até a ETA. A tubulação terá mais de 12 km de extensão. A maior parte da rede já foi instalada. Na sexta-feira (18), teve início a implantação do trecho que passa pela Rua Paraná, no Centro da cidade, o que pode causar um pouco mais de transtornos, pela necessidade de fechamento total da via a cada trecho. Em razão do diâmetro da tubulação, a rede está sendo instalada no primeiro terço da via. Para evitar acidentes, o trânsito será desviado para outras ruas.

LICITAÇÃO – Está em fase de licitação a execução de obras de assentamento de 2,5 km de redes para reforço dos anéis de distribuição de água. O trajeto dessa tubulação parte da ETA e passa pela Rua Nereu Ramos (entre a Guarani e a Tupi), e da Tupi (até o trevo entre a Nereu Ramos e a Via Alfredo Luiz de Bortoli – marginal da BR 158). Também está em fase de licitação a ampliação das estações elevatórias de água dos Centros de Reservação Jardim Primavera, João Pessoa e Jardim Alvorada.

MODERNIZAÇÃO – Está prevista a implantação de novos equipamentos do Centro de Controle Operacional (CCO), o que irá permitir o acompanhamento em tempo real de tudo o que ocorre no abastecimento da cidade. São equipamentos modernos que possibilitam o controle dos níveis dos reservatórios, informações das unidades de bombeamento e gestão do sistema de distribuição de água de Pato Branco. Com isso, o sistema ganha mais agilidade na detecção e solução de problemas.

Também será ampliada e modernizada a subestação de energia da captação de água do Rio Pato Branco, com equipamentos de tecnologia mais moderna e mais potentes.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores