Sanepar faz limpeza ao redor do Lago Jaboti, em Apucarana (PR)

Trabalhadores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), de Apucarana (PR), fizeram, na tarde da última sexta-feira (2), um mutirão de limpeza das margens e de dentro do Lago Jaboti, na bacia hidrográfica Barra Nova, como parte da política da empresa de conservação dos recursos hídricos. Foi retirada de dentro do lago e do entorno 1,3 tonelada de lixo.
Participaram também da ação funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária, do Conselho Municipal do Meio Ambiente e soldados do Corpo de Bombeiros da cidade, que utilizaram uma embarcação para retirar entulho da margem mais longe. O vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Júnior, o gerente geral da Sanepar na região Nordeste, Sérgio Bahls, o gerente regional da Sanepar em Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, e o supervisor de endemias da 16º Regional de Saúde de Apucarana, Valdecir Castanha, acompanharam parte das atividades.
O lixo encontrado em maior quantidade foram garrafas de vidro de bebidas que estavam dentro do lago. Todo o material foi encaminhado para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap). “Além de fazermos a limpeza, demos a destinação correta ao material que irá gerar renda para os catadores”, disse o gerente Jacovassi.
O vice-prefeito elogiou a ação da Sanepar e fez um apelo para que a população contribua com a preservação ambiental. “Mesmo morando na cidade, é possível termos espaços públicos saudáveis. Precisamos todos cuidar das nossas casas, dos espaços públicos, do meio ambiente. Garrafas, papel e todo tipo de material jogado nas ruas acaba entupindo as bocas de lobo ou parando no lago e todos sofrem as consequências. Temos feito um trabalho de educação ambiental nas escolas e acredito que exista uma maior conscientização em relação a isso, mas ainda precisamos melhorar”, disse.
O gerente geral da Sanepar, Sérgio Bahls, destacou que o Lago Jaboti é um dos cartões-postais de Apucarana e merece ser bem cuidado. “A prefeitura instalou lixeiras ao longo das margens que devem ser utilizadas pelos moradores para a destinação do lixo. Os empregados da Sanepar em todo o Estado estão comprometidos com a preservação do meio ambiente”, afirma Bahls.
O supervisor de endemias da Regional de Saúde ressaltou que a limpeza também contribui para a eliminação de possíveis focos do Aedes Aegipty, transmissor da dengue e de outras doenças. “Foram retiradas garrafas e outros recipientes que acumulam água. É um trabalho de saúde pública.”
O aposentado Antônio Messias contribuiu de forma voluntária com o trabalho. Ele contou que ouviu no rádio a notícia sobre a limpeza e resolveu colaborar. “Eu e minha esposa pescamos aqui no lago. Gosto muito deste lugar e sei que precisamos zelar pela água e respeitar a natureza.”

Fonte: Gerência de Comunicação da Sanepar

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores