Sanepar faz balanço da Operação Verão

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) fez um balanço de seu desempenho durante a Operação Verão Paraná. A empresa produziu de dezembro a fevereiro 40,6% a mais de água por dia, em comparação à média diária dos meses de março a novembro, nos municípios de Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná.

“Os serviços prestados pela Sanepar garantiram aos paranaenses as melhores praias do país. Além de levar água tratada com qualidade, a Companhia ofereceu serviços que já foram incorporados ao dia a dia dos banhistas, como a limpeza e higienização das praias e as duchas ecológicas”, comemorou o presidente da empresa, Mounir Chaowiche.

Nos dias de pico – no Ano Novo e Carnaval – a produção foi bem mais elevada, cresceu cerca de 195% em relação à média diária dos meses de março a novembro. Em quantidade de litros por dia, o consumo no primeiro dia de 2018 foi de 84,9 milhões de litros, diante de uma média diária em outros meses de 32,9 milhões. No domingo de Carnaval, o consumo foi de 77,5 milhões.

O número de atendimentos ao público no Litoral também cresceu, registrando um aumento de 13,56% de dezembro a fevereiro em relação aos meses de março a novembro. “Muitos proprietários de imóveis na praia aproveitam o verão para resolver pendências, principalmente pedidos de religação de água”, disse gerente regional da Sanepar no Litoral, Arilson Mendes.

SERVIÇOS – Além dos serviços de água e de esgoto, prestados regularmente ao longo do ano, a Sanepar também participou da Operação Verão com outras atividades.

Uma delas foi a limpeza e higienização das praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná durante a temporada, que retirou das areias 760 toneladas de resíduos, de dezembro a fevereiro. Neste verão, seis máquinas saneadoras e mais de 100 trabalhadores percorreram diariamente 48 km de areias para fazer o serviço de higienização. Outros sete equipamentos do tipo dumper (com mini caçamba) e seis tratores também foram utilizados na limpeza.

Para conforto dos banhistas e economia da água tratada, a Sanepar manteve o projeto Chuá, com 55 duchas ecológicas na praia, em 12 pontos de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. “As duchas utilizam água do lençol freático, que passa por um processo simples de higienização, o que a torna ótima para um primeiro banho ainda na praia. Essa água não é própria para beber, mas serve para retirar a areia, economizando assim a água tratada, que passa por um processo bem mais complexo de tratamento e, portanto, é mais nobre”, explica Mendes. Foram cerca de 100 mil atendimentos na última temporada.

Em parceira da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), a Sanepar atuou no projeto Praia Acessível, que disponibilizou nove cadeiras anfíbias para que pessoas com deficiência ou baixa mobilidade pudessem tomar banho de mar. Neste ano, o Praia Acessível teve 839 usuários em nove pontos das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal.

A Sanepar também manteve o atendimento com o ônibus EcoExpresso, que ficou aberto à visitação pública durante toda temporada. As atividades de educação ambiental no ônibus chegaram a 2.622 visitantes nesta temporada.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores