A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a única representante do setor de saneamento básico no Prêmio Valor Inovação Brasil 2017, divulgado nesta terça-feira (4). Além disso, a Sanepar é a estatal paranaense mais bem colocada entre as 150 empresas mais inovadoras do Brasil.

Dos 18 setores avaliados, a Sanepar se destaca em terceiro lugar no Top 5 do setor Serviços. No ranking geral, ocupa a 86.ª posição, com evolução significativa em relação ao ranking anterior, quando esteve na 119.ª posição. Entre as oito organizações do Paraná que constam do ranking, a Sanepar é a quarta empresa mais inovadora.

Segundo o Anuário Valor Inovação, que divulga o ranking elaborado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria PwC, a Sanepar “direciona seus investimentos de acordo com a estratégia de estabelecer uma relação direta entre inovação e sustentabilidade.”

O presidente da Companhia, Mounir Chaowiche, afirma que o objetivo, ao investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D), é “promover iniciativas que possam trazer melhorias para a operação e garantir vantagens competitivas e estratégicas.” Segundo ele, atualmente estão em andamento mais de 100 iniciativas que buscam soluções tecnológicas sustentáveis e inovadoras para os principais processos da empresa: água, esgoto, resíduos sólidos urbanos, energia e gestão.

Entre os mais de 100 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, se destacam o programa de eficiência energética da Sanepar e os projetos de abastecimento de água industrial (S3A3); de dessalinização e tratamento de água salobra e de aproveitamento do biogás gerado durante o tratamento de esgoto. A maioria das pesquisas são desenvolvidas no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (CETS).

Mounir reitera que, nos últimos dois anos, foram gerados 43 produtos técnicos passíveis de aplicação na Companhia, “tornando-a referência nacional em alguns dos temas pesquisados.” Entre eles, está a destinação do lodo de esgoto gerado nas estações de tratamento. Em 2016, 25,4 mil toneladas de lodo higienizado foram encaminhadas para reciclagem agrícola para adubação de diferentes culturas, em 36 propriedades, num total de 1.867 hectares.

COMO INOVAR – Para definir em quais áreas os pesquisadores vão se debruçar, às vezes por muitos anos, a Sanepar faz o levantamento das demandas tecnológicas nas áreas responsáveis pelos processos estratégicos. Os programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação seguem a agenda estratégica, estabelecida corporativamente. Segundo Mounir, para atender as necessidades identificadas pelas áreas, o investimento está orientado na prospecção tecnológica, no estímulo a atividades de investigação por toda a estrutura da Companhia, estabelecimento de parcerias interinstitucionais para o desenvolvimento de redes de pesquisa, entre outros.

Outra estatal paranaense a pontuar no ranking, a Copel é a 7.ª entre as oito do Paraná. Das 150 empresas mais inovadoras do Brasil, conquistou o 128.º lugar.