Sanepar convida para evento internacional de resíduos sólidos

Por Assessoria de Comunicação da Sanepar

ONU alerta: um terço dos resíduos urbanos não tem destino correto na América Latina e Caribe

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) promove, em Curitiba, um evento técnico aberto ao público para capacitação na área de resíduos sólidos, dias 25 e 26 de fevereiro. As palestras serão sobre gestão integrada de resíduos sólidos, com consultores alemães e brasileiros do Projeto de Cooperação Técnica para a Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil (ProteGEEr), profissionais da Sanepar e outros especialistas. A participação no “1o. Seminário de Capacitação ProteGEEr” é gratuita e não requer inscrição.

Na programação, os temas são política estadual de resíduos sólidos urbanos, mudanças climáticas, produtos recicláveis, orgânicos, combustíveis derivados de resíduos, rotas tecnológicas, financiamento, tarifas e regulação do setor. O evento também irá tratar das atividades que a Sanepar já realiza na área de resíduos sólidos em sete municípios e da implantação de um sistema de tratamento térmico com geração de energia, com participação de outras 12 cidades, na região de Londrina e da Associação dos Municípios do Médio Parananapanema (Amepar).

O treinamento também marca o início de parceria na área de resíduos entre a Alemanha e o Brasil, com participação da agência de cooperação alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) e a Sanepar.

Segundo o gerente de resíduos sólidos da Sanepar, Charles Carneiro, a capacitação é fundamental nessa área e a Companhia e o Estado têm colocado o segmento de resíduos como uma das prioridades para o desenvolvimento. “É urgente termos um trabalho efetivo e sustentável na área de resíduos em todo o mundo. A Sanepar tem se esforçado em busca de bons modelos de trabalho, que potencializem os avanços e tragam respostas concretas e sustentáveis para o setor”, diz.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), um terço de todos os resíduos urbanos gerados na América Latina e no Caribe acaba em lixões ou no meio ambiente, contaminando o solo, a água e o ar da região e afetando negativamente a saúde de seus habitantes.

O evento será realizado no auditório do Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151 – Tarumã – Curitiba/PR).

Programação:

“1o. Seminário de Capacitação ProteGEEr”

Primeiro dia – 25/02 (segunda-feira)

8h30 – Abertura: Sanepar, GIZ, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Prefeitura de Prado Ferreira (sede projeto).

9h – Projeto ProteGEEr e o processo de apoio à Sanepar/Amepar (Guilherme Gonçalves – ProteGEEr).

9h20 – A atuação da Sanepar no setor de resíduos sólidos urbanos (Charles Carneiro – Sanepar).

9h50 às 10h10 – Intervalo.

10h10 – Política Estadual de Resíduos: desenvolvimento sustentável por meio de consórcios (Fabiana Campos – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo).

10h30 – Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (Laerty Dudas – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo).

11h às 12h – Debate entre os participantes.

12h às 14h – Intervalo.

14h – Resíduos sólidos urbanos e mudanças climáticas (Jan Janssen – GIZ).

14h30 – Tecnologias para valorização de orgânicos (Geraldo A. Reichert – ProteGEEr).

14h45 – Tecnologias para valorização de recicláveis (Geraldo A. Reichert – ProteGEEr).

15h – Rotas tecnológicas (Geraldo A. Reichert – ProteGEEr).

15h40 às 16h – Intervalo.

16h – Ferramenta de tomada de decisão emWaste to Energy(Hélinah Cardoso – GIZ).

16h20 – Combustível derivado de resíduos no contexto do Paraná (Alaim de Paula – ProteGEEr).

17h às 17h30 – Debate entre os participantes.

Segundo dia – 26/02 (terça-feira)

8h30 – Introdução, apresentação da pauta, objetivos do dia.

8h45 – Panorama do financiamento nacional e internacional (Guilherme Gonçalves – ProteGEEr) e Perspectivas da Sanepar no modelo de negócio de resíduos sólidos (Joel Macedo – Sanepar).

9h30 – Aspectos jurídicos e institucionais relacionados a consórcios, concessões e projetos de manifestação de interesse (PMI) – (Wladimir Ribeiro – ProteGEEr).

10h às 10h15 – Debate entre os participantes.

10h15 às 10h30 – Intervalo.

10h30 – Desafios para regulação de resíduos sólidos (Élen Dânia S. dos Santos – Adasa).

11h – Tarifas e regulação (Wladimir Ribeiro – ProteGEEr).

11h30 – Elemento interativo, debate entre os participantes e avaliação do evento (Hernan Marquez – ProteGEEr).

12h30 – Encerramento.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores