Saneago promove 1ª Semana de Reflexão da Coleta Seletiva

Por Assessoria de Comunicação da Saneago

A Saneago promove desde segunda-feira, 14, a 1ª Semana de Reflexão da Coleta Seletiva. As ações são de educação ambiental e buscam sensibilizar os empregados da Companhia a reutilizarem materiais e descartarem corretamente os resíduos. As atividades já realizadas abordaram: compostagem caseira e rural, artesanatos com vidro e jornal, coleta seletiva, resíduos sólidos e descartáveis.

Em comemoração pelo Dia Internacional da Reciclagem, no dia 17, o evento contou com duas palestras. O analista ambiental da Secima, Thiarlles Elias, ressaltou que “o ser humano é o maior vetor de lixo”. Ele apontou que o slogan do projeto “Coleta seletiva, responsabilidade de todos” vai ao encontro do princípio de responsabilidade estendida e compartilhada, em relação a questões ambientais. O intervalo contou com intervenção artística de alunos da Renapsi e distribuição de picolés de frutos do cerrado.

A pesquisadora da Universidade Federal do Paraná, Bianca Baro, prosseguiu com abordagem sobre o impacto do uso dos descartáveis. “Nós, enquanto consumidores, precisamos aprender como melhorar este cenário. Afinal, o reciclável nem sempre é reciclado”, frisou. Em seguida, exibiu pesquisa que revela que, no País, 720 milhões de copos descartáveis são consumidos por dia e questionou a sustentabilidade desse cenário.

Estudos apontam que, no Brasil, mais de 70% dos materiais que são descartados como resíduos orgânicos – tanto domiciliares quanto nas corporações – são recicláveis. O objetivo é melhorar esse índice na Saneago, por meio do descarte correto. Em 2005 a Saneago implantou o programa Faça Seu Papel para gerenciar os resíduos gerados nas dependências das unidades da Companhia, visando atender as especificações e adequações das legislações vigentes.

O programa tem alcançado resultados positivos na reutilização dos papéis. E no âmbito da reciclagem desse material, a Saneago vende os papéis para uma empresa, que recolhe e envia para as indústrias. Em 2016 o programa foi ampliado, introduzindo coleta seletiva também de metal, plástico e vidro e separação dos resíduos não recicláveis. Cada tipo de resíduo tem uma destinação diferente.

Periodicamente, os agentes de limpeza recolhem os recicláveis, o material segue para depósito ou contêiner destinado a este tipo de resíduo, onde é recolhido pelo programa de coleta seletiva da Prefeitura e entregue a cooperativas de reciclagem. Os resíduos não recicláveis são acondicionados pelos agentes de limpeza e aguardam recolhimento pela empresa prestadora de serviço para ser levado ao aterro sanitário.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores