Saneago participa de abertura da 20ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica)

Por Assessoria de Comunicação da Saneago

A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) participou na terça-feira, 5, da abertura do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) 2018. O evento foi realizado no Cineteatro São Joaquim, na cidade de Goiás, e contou com a presença do presidente da Companhia, Jalles Fontoura.

O tema deste ano é “A Força de Um Legado”, que celebra os grandes sucessos já exibidos ao longo das 20 edições do Fica. O artista plástico Marcelo Solá assina a identidade visual do evento e é homenageado com uma exposição individual no Palácio Conde dos Arcos. Em 2018, o Fica exibe 101 filmes, divididos em 8 mostras de cinema. Também apresenta mesas de debate e oficinas temáticas.

O governador do Estado, José Eliton, deu boas vindas aos cineastas participantes e destacou que o tema do festival é de extrema importância para o futuro. “Ao longo dessas duas décadas, o Fica trouxe um debate importantíssimo”, disse.

Evento ocorreu na terça-feira, na Cidade de Goiás (GO)

José Eliton comentou também sobre os “impactos econômicos do evento para o Estado de Goiás, na agenda do Turismo, além da abertura de espaço para artistas que expõem sua sensibilidade sobre temas importantes”. O governador falou ainda sobre suas perspectivas para o futuro do festival: “trata-se de uma política de Estado e não de governo. Portanto, deve ser perenizada no tempo, para o bem da sociedade. Me sinto honrado de estar aqui, na condição de governador do Estado, buscando ampliar os horizontes dessa iniciativa.”, afirmou.

O Secretário de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Marcos das Neves, enalteceu a coragem dos pioneiros na criação da premiação e falou sobre os benefícios para Goiás. “Não há quem duvide da importância e da projeção que o Fica dá para o Estado no mundo inteiro. São 20 anos batendo na mesma tecla e cada vez mais forte: sustentabilidade”, pontuou.

A prefeita de Goiás, Selma Bastos, lembrou que nesta edição do Fica haverá a II Mostra Saneago de Filmes sobre a Água. Além disso, destacou os trabalhos que a Companhia vem desenvolvendo na cidade: “Com a Saneago, estabelecemos parcerias para avançarmos na universalização do fornecimento de água com qualidade e esgotamento sanitário para todo o nosso município, permeando com políticas para educação ambiental e recuperação de nascentes”.

Durante a solenidade, foram exibidos os trailers dos filmes que concorrem na Mostra Competitiva deste ano. Ao final, o longa-metragem Ex-Pajé, do cineasta Luiz Bolognesi, inaugurou a Mostra de Cinema do Fica.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores