Saneago lança programa Olho no Óleo na Cidade de Goiás (GO)

Por Assessoria de Comunicação da Saneago

A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) lançou nesta quinta-feira, 7, o programa Olho no Óleo, na Cidade de Goiás, durante as atividades do 20º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Até o próximo domingo, a população poderá realizar a entrega do óleo residual de fritura no Coreto Saneago, estande montado em frente ao Quartel do XX.

Após o encerramento do Festival, a entrega poderá ser feita em uma agência Vapt Vupt. O programa é aberto à participação de todos os clientes da Saneago, que receberão, ao entregarem o óleo de cozinha usado, um bônus em forma de crédito na fatura de água e esgoto. Cada um litro de óleo equivale a 50 centavos de crédito.

A prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos, realizou a primeira entrega de óleo residual de fritura e destinou o crédito para a instituição de caridade Chico Xavier, que mantém a Casa da Sopa, no Alto Santana, bairro periférico da cidade. Os interessados também podem optar por essa modalidade de beneficiar com o crédito, outro cliente ou alguma instituição.

Lançamento do programa Olho no Óleo foi feito nesta quinta-feira, 7.

O Olho no Óleo, iniciado em 2012, já recebeu mais de 400 mil litros de óleo e está também em operação nos municípios de Goiânia, Anápolis, Itumbiara e Morrinhos. O Superintendente de Comunicação e Marketing da Saneago, Luiz Novo, explicou que programa está sendo implantado gradativamente no estado e acredita que “será um sucesso na Cidade de Goiás, pelo envolvimento que a população e o município têm com a preservação ambiental”.

A prefeita enfatizou que o “programa está sendo iniciado hoje e veio pra ficar. O Olho no Óleo vai transformar o município, trazendo ainda mais consciência ambiental. A Saneago é uma grande parceira e trabalharemos a questão também nas escolas, para despertar em crianças e jovens a importância do descarte adequado”.

A Saneago promove uma série de ações para sensibilizar as pessoas sobre a importância de fazer um descarte correto do óleo de cozinha usado para evitar a contaminação de mananciais e a obstrução das redes de esgoto. A Companhia realizou estudos, que apontaram que 25% dos vazamentos de esgoto eram causados pelo descarte incorreto de óleo em pias e ralos. O óleo entregue à Saneago é encaminhado para a produção de biodiesel.

“O slogan bônus para você e para o meio ambiente explica o objetivo do programa. O cliente recebe uma bonificação na forma de crédito. A Saneago também é beneficiada, com a redução do número de vazamentos. E o maiot beneficiário de todos é o meio ambiente, pelo impacto positivo da não contaminação dos mananciais”, reforçou Luiz Novo.

O programa conta com a adesão de dois tipos de colaboradores: consumidores residenciais e grandes geradores. O primeiro deve levar o óleo em garrafa tipo PET com tampa rosqueável a um posto de coleta. Já para os grandes geradores, que são estabelecimentos que produzem muita quantidade de óleo residual, como bares, restaurantes e lanchonetes, é necessário efetuar cadastro pelo 0800 645 0115, para que viaturas da Companhia realizem o recolhimento do produto.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores