Saneago inaugura novo ponto de lançamento de efluentes em Terezópolis de Goiás (GO)

Participaram do evento a assessora executiva de Expansão, Juliana Matos, o prefeito da cidade, Francisco Junior; a promotora de Justiça da Comarca de Goianápolis, Melissa Ita; o gerente da Saneago no município, Artur José Pimenta; vereadores e chacareiros da região.

A empresa estadual Saneamento de Goiás (Saneago) participo, na última segunda-feira (18), de uma visita técnica ao novo ponto de lançamento de efluentes provenientes da Estação de Tratamento de Esgotos de Terezópolis de Goiás. Participaram do evento a assessora executiva de Expansão, Juliana Matos, representando o presidente Jalles Fontoura; o prefeito da cidade, Francisco Junior; a promotora de Justiça da Comarca de Goianápolis, Melissa Ita; o gerente da Saneago no município, Artur José Pimenta; vereadores e chacareiros da região.

A alteração foi resultado de um esforço conjunto entre a Saneago, a Prefeitura de Terezópolis e o Ministério Público do Estado de Goiás para atender a solicitação de cerca de 30 proprietários de chácaras próximas ao Córrego dos Macacos, que utilizam o manancial para fins de agricultura e subsistência. A obra recebeu investimentos de cerca de 210 mil reais, destinados à construção de 867 metros de tubulação, e foi concluída em dois meses.

Na oportunidade, os fazendeiros solicitaram a remoção do antigo emissário para evitar que novos resíduos sejam lançados no córrego, e ficou acertado que a demanda será atendida pela Saneago, em parceria com a Prefeitura da cidade. “Nós queremos a retirada da tubulação para termos confiança e segurança para usar a água”, explicou Benedito Gonçalves, proprietário rural.
O prefeito Francisco Junior destacou a importância da união e do diálogo entre todas as esferas do poder público para a melhoria da qualidade de vida da população. “Eu fiz questão que a Saneago viesse aqui para mostrarmos à população que a solicitação foi atendida. É um mérito de vocês, que se juntaram; da Saneago, que conseguiu resolver a demanda; e Ministério público, que realizou várias reuniões e conseguiu intermediar e achar a melhor solução para todos”, afirmou.

A promotora de Justiça, Melissa Ita, explicou que “o papel do Ministério Público é se abrir para a comunidade”. De acordo com ela, o Promotor de Justiça tem o dever de defender os interesses da sociedade e, por isso, participou das discussões sobre a mudança no ponto de lançamento de efluentes. “Com a abertura da Saneago e com o apoio da Prefeitura, nós chegamos num resultado prático através de uma atuação colaborativa. Eu acredito muito nisso, a maioria dos problemas podem ser solucionados dessa forma”, disse.

A assessora Executiva de Expansão da Saneago, Juliana Matos, respondeu as dúvidas dos presentes, explicou o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário da cidade e se colocou à disposição da população. “A Saneago está de portas abertas. Nós trabalhamos com muita seriedade e compromisso com a população de Goiás, temos um corpo técnico muito capacitado”, revelou.

Juliana Matos também agradeceu a parceria com os demais órgãos envolvidos na ação: “Nós somos profissionais do saneamento e priorizamos sempre o interesse coletivo e a saúde pública. Então, é muito importante que trabalhemos em conjunto, para buscar sempre o melhor. Tenho certeza que todos nós temos os mesmos objetivos”, pontuou.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores