Portal do Governo de São Paulo

Ter, 07/11/2017 – 17h36

Companhia reafirma liderança no Brasil ao conquistar honrarias na excelência em gestão e prestação de serviços aos paulistas

A Sabesp alcançou o grau máximo do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento 2017, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). A honraria é concedida pelo Comitê Nacional da Qualidade da Abes.

Com a premiação, a companhia reafirma o compromisso com a excelência em prestação de serviços de saneamento à população do Estado de São Paulo. A Sabesp conquistou cinco troféus na categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental” e alcançou o Nível IV Plus, grau máximo da homenagem.

Os grandes destaques da empresa em 2017 foram as Unidades de Negócio Leste e Oeste, que chegaram ao Nível IV Plus. Elas obtiveram o índice máximo nas avaliações de 1.000 pontos, conquistando, cada uma, um Troféu Rubi. A Diretoria Metropolitana, premiada em 2016 com o Troféu Platina, subiu para o Nível IV neste ano e receberá o Troféu Diamante, categoria destinada a organizações em fase mais avançada.

As Unidades de Gerenciamento Regional (UGR Billings e UGR Interlagos) também venceram nas suas categorias e conquistaram os troféus Ouro (Nível II) e Platina (Nível III), respectivamente. A 20ª Cerimônia de Premiação do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento 2017 ocorrerá em 21 de novembro, na cidade de Aracaju, em Sergipe.

Reconhecimento

Criado em 1997 pela Abes para reconhecer as empresas do setor que se distinguem pela gestão dos serviços de saneamento, a premiação tem o objetivo de estimular a aplicação de boas práticas gerenciais nas empresas de saneamento em todo o Brasil e reconhecer as companhias que se destacam pela utilização desses recursos.

O PNQS atualmente é dividido nas categorias “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental”, “Selo da Qualidade do Fornecedor de Serviços de Saneamento Ambiental”, “Inovação de Gestão em Saneamento” e “Prêmio da Eficiência Operacional em Saneamento”.

A honraria é dividida em seis níveis e, para conquistá-los, a empresa deve alcançar uma certa pontuação na avaliação. Para alcançar o Nível Básico, Troféu Cobre, são necessários 125 pontos; para o Nível I, Troféu Bronze, 250 pontos; para o Nível II, Troféus Prata e Ouro, 500 pontos; para o Nível III, Troféu Platina, 750 pontos; para o Nível IV, Troféu Diamante, 1.000 pontos; e, a novidade do ano, para o Nível IV Plus – voltado a organizações que ganharam o Nível IV e continuaram na excelência da gestão –, Troféu Rubi, 1.000 pontos.