Prezado Roberto,

O Relatório Executivo Saneamento desta semana destaca o fato relevante divulgado pela Sabesp, que informou aos seus acionistas e ao mercado que o governador do Estado de São Paulo sancionou o Projeto de Lei Estadual nº 659/17 sobre a reorganização societária da operadora de saneamento. De acordo com informação divulgada pela revista Exame, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, teria afirmado que a eventual capitalização poderia render até R$ 1,65 bilhão para a Sabesp, recursos a serem utilizados para investimentos.

O engenheiro piauiense Henrique Pires (PMDB) foi nomeado como novo secretário nacional de Saneamento Ambiental, órgão ligado ao Ministério das Cidades.

Na próxima segunda-feira (25/9) às 14h, o Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da Fundação Getulio Vargas (FGV) irá debater o tema oportunidades de investimentos no estado do Rio Grande do Sul, incluindo possíveis parecerias na área de saneamento. O debate também será transmitido pelo youtube.

A Câmara Municipal de Vereadores de Várzea Grande (MT) protocolou o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e a Lei da Política de Saneamento Básico (LPSB) para aprovação da Casa de Leis. O plano estabelece metas e diretrizes para o saneamento local. Além disso, permite o acesso a recursos federais na área de saneamento.

A Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal) autorizou a Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) a adotar o racionamento em mais três regiões administrativas do distrito federal: Sobradinho, Planaltina e Brazlândia.

Além disso, o RE Saneamento mostra que a situação de estiagem no Nordeste apresentou um quadro de melhora, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Em agosto, em comparação ao mês anterior, houve redução de 90% no número de municípios do Nordeste em condição de secas extrema e severa.

A edição desta semana ainda traz um artigo especial sobre o relatório da água no setor “Água na Indústria: Uso e Coeficientes Técnicos”, divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA). O estudo mapeia a demanda da indústria de transformação no Brasil.

Anexos