Recreação na praia: Sanepar investe em diversão para ensinar sobre o meio ambiente

Pessoas de todas as idades podem participar das atividades em três cidades do Litoral Paranaense

 Por Assessoria de Comunicação da Sanepar

23/02/2019

Recreação da Sanepar: diversão para conscientizar sobre meio ambiente

Até o dia 5 de março quem estiver nas praias paranaenses de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná pode participar das atividades recreativas promovidas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A empresa contratou equipes de recreacionistas que trabalham todos os dias em doze pontos na orla dos três municípios litorâneos durante essa temporada da Operação Verão. “Nossa proposta é falar dos cuidados com o meio ambiente por meio de brincadeiras divertidas que promovam a conscientização. Todos podem participar e é interessante que adultos e crianças brinquem juntos. Isso aproxima as pessoas e sabemos que o trabalho para a preservação ambiental precisa do esforço de todas as gerações”, explica o recreacionista Leonardo Santana.

Junto da colega Beatriz de Carvalho, ele atua na orla de Matinhos. Ambos dizem que o trabalho como recreacionista é recompensador, tanto pela oportunidade de trabalho quanto pelos resultados em relação aos participantes. “Sou estudante de artes e posso dizer que me encontrei na recreação educativa. Posso usar o que eu sei e vejo que as pessoas se interessam muito pelo que ensinamos durante as atividades. Primeiramente, elas aparecem porque é divertido, mas ficam também por causa das mensagens sobre a preservação da natureza, os cuidados com a água, o destino correto do lixo e do esgoto. As pessoas têm preocupação com o meio ambiente e, com certeza, levarão o que estamos ensinando para as suas vidas. Isso cria uma corrente do bem”, diz Beatriz.

 

Leonardo e Beatriz: recreadores de Matinhos

Esta é a primeira vez que a Sanepar forma equipes específicas para a recreação na orla. “Contratamos três equipes de recreacionistas nesta temporada e o retorno têm sido bastante positivo. Nosso papel, como companhia de abastecimento público, é trabalhar para que todos entendam sobre a importância e a urgência de cuidar do meio ambiente, especialmente da água”, explica o educador ambiental da Sanepar, Guilherme Zavataro.

As atividades ocorrem todos os dias, pela manhã e à tarde, nos pontos das duchas do Chuá da Sanepar, nos horários de 10 horas e 16 horas. A recreação pode ser cancelada em caso de mau tempo.

 Confira o dia das atividades de recreação em cada ponto:

Matinhos

– Pipeline (Avenida Atlântica, próximo ao número 1806, entre a Avenida Londrina e a Rua Paranaguá, próximo ao Restaurante Canoa Quebrada): terças, quintas e sábados.

– Praia Mansa (Avenida Agílio Leão Macedo, próximo ao número 176, entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto dos salva-vidas): terças, quintas e sábados.

– Sorveteria D’Vicks (Avenida Atlântica, próximo ao número 2010): segundas, quartas, sextas e domingos.

– Sesc (Avenida Atlântica, na frente do SESC): segundas, quartas, sextas e domingos.

Guaratuba

– Pedras (Rua Alois Cicatka com Avenida Atlântica, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros): segundas, quartas, sextas e domingos (período da tarde).

– Praia de Caieiras (Rua San Remo, próximo à Rua Projetada A e à Rua Saturnino Neves): segundas, quartas e sextas (período da manhã).

– Magistrados (Avenida Atlântica, próximo ao número 500, na frente da Associação dos Magistrados do Paraná): terças, quintas, sábados (período da manhã).

– Morro do Cristo (Avenida Atlântica, ao lado do Morro do Cristo): terças, quintas, sábados (período da tarde) e domingos (período da manhã).

 Pontal do Paraná

– Pontal do Sul (Rua dos Ipês, próximo à Avenida Mira-Mar, ao Centro de Estudos do Mar da UFPR e Pousada da Su, guarita dos salva-vidas): domingos, terças, quintas e sextas (período da tarde).

– Praia de Ipanema (Avenida Deputado Aníbal Khury, entre a Rua Fernando de Noronha e a Rua São Luís, próximo ao Restaurante Atlântico Sul e à guarita dos salva-vidas): domingos, terças, quintas e sextas (período da tarde).

– Praia de Leste (Avenida Deputado Aníbal Khury, entre a Rua Dario Veloso e a Rua Romário Martins, em frente ao Privê Praia de Leste): segundas, quartas e sábados (período da tarde).

– Equipe móvel (atualmente no balneário de Shangri-lá): segundas, quartas e sábados (período da tarde).

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores