Senhor Presidente, Segue para conhecimento e análise o “Relatório Executivo do Saneamento” desta semana (05/12), produzido pela GO ASSOCIADOS, como parte integrante do contrato existente. O Relatório será enviado semanalmente.

 

 

Prezado (a) presidente,
 

A Corsan realizou no último dia 27/11/2017 a audiência pública para realização de uma PPP para a universalização da coleta e tratamento de esgoto em nove municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. O governo espera assinar o contrato da PPP ainda no primeiro semestre de 2018.
 
No último dia 28/11/2017 foi organizado o “II Fórum Concessões em Saneamento: Investimentos, nova modelagem e riscos”. No fórum, o superintendente executivo da Caixa Econômica Federal, Mario Augusto Oliveira, apresentou a intenção do banco federal em auxiliar em processos de concessões e PPPs na área de saneamento básico.
 
No estado do Rio de Janeiro, a Firjan publicou o estudo “Saneamento no estado do Rio de Janeiro – Cobertura e oportunidades de investimento”, que traz uma estimativa de necessidade de investimentos da ordem de R$ 20,1 bilhões para atingir a meta do Plansab de universalizar os serviços de água e esgoto no Brasil até 2033.
 
No próximo dia 12/12/2017 será realizada a fixação de preços das units da Sanepar para a oferta pública secundária de ações. A oferta é o segundo passo na iniciativa do governo do Estado para reduzir sua participação no capital votante da Sanepar, após a conversão de ações em units para garantir a liquidez necessária. Atualmente, o governo controla 89,94% do capital votante, e tem a obrigação legal de manter apenas 60% das ações da Sanepar.
 
A Caixa Econômica Federal, aprovou no último dia 29/11 o relatório final do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Integrado de Resíduos Sólidos do município de Maceió, capital do estado do Alagoas.

Um abraço,

Gesner…..

Anexos