Senhor Presidente, Segue para conhecimento e análise o “Relatório Executivo do Saneamento” desta semana (04/09/2018), produzido pela GO ASSOCIADOS, como parte integrante do contrato existente. O Relatório será enviado semanalmente.

 

 

Prezado (a) presidente,

Na última semana, candidatos ao governo federal e estaduais apresentaram propostas que afetam o setor de saneamento básico. O candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL/RJ) afirmou em entrevista ao canal de televisão GloboNews que, se eleito, extinguiria o atual Ministério das Cidades. A também candidata ao Planalto, Marina Silva (Rede), defendeu a ampliação da coleta e tratamento de esgoto em evento no Rio de Janeiro. Segundo a candidata da Rede Sustentabilidade, a despoluição da baía da Guanabara depende da universalização dos serviços de esgoto.
 
No último dia 28/08/2018, a diretoria executiva da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) publicou nota de repúdio à MP 844/2018. No último dia 30/08/2018, funcionários da Cagepa (PA), Deso (SE), Caern (RN) e Casan (SC) realizaram passeata contrária à privatização dos serviços de água e esgoto.
 
Em 31/09/2018, a juíza Dalia Zaro Queiros, da 3ª Vara de Feitos e Relações de Consumos, Cível e Comerciais do estado da Bahia determinou a redução de 50% na tarifa de esgoto cobrada no município de Feira de Santana (BA).
 
No último dia 28/08/2018, a Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar) realizou uma oficina para apresentar o Guia de Referência para Saneamento Básico.
 
Segundo informações publicadas pelo jornal Valor Econômico no último dia 28/08/2018, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estuda criar um fundo de R$ 5 bilhões para financiamento de projetos de infraestrutura via mercado de capitais.

Um abraço,

Gesner

Anexos