Projeto Mata Ciliar, financiado pela Casan, recebe nova premiação

Por Assessoria de Comunicação da Casan

[16/07/2019]

Desenvolvido com suporte financeiro da Companhia Catarinense de Saneamento (Casan), o Projeto Iberê recebe no dia 2 de agosto o Prêmio Expressão de Ecologia na modalidade Recuperação de Áreas Degradadas. O reconhecimento será entregue durante o Fórum de Gestão Sustentável, na sede da FIESC, em Florianópolis. Esse é a quarta premiação que o Projeto recebe na área ambiental (veja abaixo).

O trabalho é desenvolvido em sete municípios do Oeste que integram o Consórcio Iberê, em ação com pequenos produtores rurais e um conjunto de instituições. O convênio de cooperação entre o Consórcio Iberê e a CASAN foi estabelecido em 2006 e já permitiu o repasse de R$ 1,2 milhão para suporte a profissionais que trabalham de forma participativa com os agricultores.

O financiamento também permite a compra de materiais como mourões, arames, catracas, tramas, hastes, bebedouros para os animais, mangueiras e moto bombas, que permitem a construção de cercas para proteger e permitir a recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APPs) ao longo de cursos de água.

Dessa forma o trabalho combate um dos principais problemas ambientais identificados nas propriedades rurais, que é a ocupação dessas áreas com o plantio de lavouras, de pastagens e para criação de gado.

Ao longo dos últimos anos, o Consórcio Iberê beneficiou mais de 400 famílias, isolando e recuperado aproximadamente 3 milhões de metros quadrados de áreas de preservação permanente  – o equivalente a quase 300 campos de futebol.

Os resultados incluem melhoria na qualidade da água das nascentes e dos cursos de água, proteção do solo e retorno da fauna e flora, que ocorre naturalmente com a recuperação da vegetação.

“É um trabalho que temos muito orgulho de apoiar, que tem caráter ambiental pois é de grande importância para os recursos hídricos da região, e tem um retorno social, ajudando as famílias de pequenos agricultores a cuidarem melhor de suas terras e conservando a água que é fundamental também a eles”, destaca a engenheira Patrice Barzan, gerente de Meio Ambiente da CASAN.

“O principal objetivo do projeto é restabelecer a mata ciliar que tem função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, assegurando o bem-estar das comunidades”, reforça Gelciane Ap. Pereira Jordani, que integra a equipe executiva do projeto.

OUTROS RECONHECIMENTOS

 Editor

Prêmio Fritz Müller 2017

Concedido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA, atual IMA).

Selo Verde e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes (INPRA)

Premiação em 2015, com conquista do Selo Verde e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, do Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (INPRA), Organização Não Governamental com sede em Curitiba que concede a certificação a empresas que estimulam as boas práticas ambientais.

Prêmio ANA 2012

Editor

A premiação certificada pelo Ministério do Meio Ambiente destacou projetos que contribuem com a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo o combate à poluição e ao desperdício, apontando caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Em decorrência dessa premiação, o trabalho desenvolvido pelo Consórcio Iberê foi publicado no livro “Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar”, que reúne 25 experiências bem-sucedidas na área, sendo referências para ações de governo.

 Municípios integrantes do Consórcio Iberê:

Cordilheira Alta

Chapecó

Guatambu

Caxambu do Sul

Planalto Alegre

Águas de Chapecó

São Carlos

Projetos desenvolvidos pelo Consórcio Iberê:

  • Projeto de Preservação, Conservação, Recuperação e Manutenção das Matas Ciliares
  • Projeto de Educação Ambiental nas Escolas • Projeto Protetor Ambiental Voluntário
  • Projeto Seminário das Escolas
  • Projeto Águas Subterrâneas
  • Projeto Dejetos de Suínos
  • Projetos Resíduos Sólidos

Parcerias do Consórcio Iberê:

– Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN)

– Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina

– Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

-2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental

– Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Chapecó, Irani e Bacias Contíguas

– Floresta Nacional de Chapecó

– Instituto Federal de Santa Catarina

– Universidade Federal da Fronteira Sul

– Universidade Comunitária da Região do Oeste

– Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó

– Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares.

Foto: Tarla Leziane Wolski

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores