Programa Amigo dos Rios é lançado em Curitiba

Para a recuperação dos rios urbanos, serão feitas vistorias de ligações dos imóveis à rede coletora de esgoto

Por Assessoria de Comunicação da Sanepar

02/04/2019

Greca usa corante para fazer teste na ligação de esgoto

O lançamento oficial do Programa Amigo dos Rios foi nesta terça-feira (2), na Praça Arlene Maria Hansel, no bairro Guabirotuba, em Curitiba (PR) com limpeza do córrego, plantio de árvores e demonstração da fiscalização de ligações de esgoto. Foi uma amostra das ações práticas do programa da Prefeitura para proteger e recuperar os rios urbanos de Curitiba. Muitas ações são realizadas em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

O prefeito Rafael Greca destacou o cuidado que a comunidade precisa ter com os rios para complementar o trabalho de saneamento na cidade, que já tem 95% de cobertura de rede de esgoto. “Não podemos mais encontrar nos rios restos de fogões, geladeiras e tubos de televisão. A cidade que queremos passa pela limpeza e recuperação de todas as nossas bacias, até que possamos chegar ao rio que nasce onde nós nascemos, o Iguaçu”, resumiu.

O Amigo dos Rios é um amplo programa que surgiu com o Plano Municipal de Saneamento Básico, em dezembro de 2017, e o novo contrato de saneamento da cidade, firmado em junho de 2018 com a Sanepar. O novo contrato garante investimentos de R$ 3,5 bilhões em 30 anos, além de repasses para o Fundo Municipal de Saneamento Básico, que financia as ações.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza Dias, destacou que o contrato de programa também propicia mudança de conceito porque não visa apenas ampliar o atendimento com rede coletora, mas garantir o uso efetivo do sistema de esgotamento sanitário para que de fato os rios urbanos sejam conservados.

O gerente geral da Sanepar na Região Metropolitana de Curitiba, Antônio Carlos Gerardi, disse que o contrato firmado com a Prefeitura é diferenciado ao definir metas bem específicas para a Sanepar e a Prefeitura, com participação da população. “Todos podem contribuir para melhorar a qualidade dos rios urbanos. É preciso fazer o uso adequado da rede. Somos parceiros para manter Curitiba no topo do ranking de saneamento do País”, disse.

Greca, com o troféu, ao lado de Marilza, Bucco e Gerardi

No evento, Greca recebeu o troféu de melhor capital do país em saneamento das mãos do presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental  do Paraná (Abes-PR), Luiz Henrique Bucco.

Para simbolizar o trabalho de vistorias que será feito em toda a Bacia do Belém, o imóvel da família da auxiliar administrativa Rita de Cássia da Luz, foi vistoriado pessoalmente por Greca. E a ligação está regular, ou seja, todo o esgoto produzido no imóvel é lançado corretamente na rede coletora da Sanepar.

Participaram também do evento o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o diretor Comercial da Sanepar, Toco Zanetti; presidente do Instituto Água e Terra do Estado do Paraná, Everton Luiz da Costa Souza; a administradora da Regional Cajuru, Adriane Cristina dos Santos; o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias; e equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sanepar.

Limpeza feita no Ribeirão Guabirotuba

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores