PPP do Saneamento para a Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) avança

Mais cinco municípios gaúchos aderem aos convênios de cooperação e contratos de programa.

A Parceria Público-Privada (PPP) da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para o saneamento avançou, ontem, dia 28, com a assinatura de mais cinco municípios aos termos aditivos aos convênios de cooperação e contratos de programa. Com o ato, as prefeituras de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba e Sapucaia do Sul prorrogam suas parcerias com a Companhia para viabilizar a implantação da PPP que universalizará o esgotamento sanitário em nove municípios da Região Metropolitana. Já formalizaram os instrumentos os municípios de Eldorado do Sul, Esteio e Viamão, faltando apenas Canoas para completar as nove cidades beneficiadas.

O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar, agradeceu os prefeitos e vereadores pela consciência da importância da PPP para o desenvolvimento dos municípios e do estado. “A gestão moderna só é possível com parceria. Teremos R$ 1,8 bi de recursos privados para melhorar os serviços públicos, garantindo mais qualidade de vida e saúde para a população”, afirmou.

Flávio Presser destacou que a PPP está acima de questões ideológicas, citando que prefeitos de diferentes partidos aderiram à parceria por entender que a mesma “é a única maneira de entregar rede completa de esgoto em onze anos”. “Através da associação com um parceiro privado vamos poder atender as necessidades de cada município”, afirmou.

O prefeito de Gravataí, Marco Alba, falou em nome dos demais municípios e salientou que “a prestação do serviço de qualidade é uma exigência da população e uma necessidade premente”. Para ele, a parceria abre a esperança em um futuro melhor, com a resolução de graves problemas dos municípios da Região Metropolitana.

Também participaram do ato, realizado no gabinete da Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, os prefeitos de Alvorada, José Appolo; Cachoeirinha, Miki Breier; e Guaíba, José Sperotto; e o vice-prefeito de Sapucaia do Sul, Arlênio Silva. Ainda estiveram presentes o superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto; os diretores da Corsan Eduardo Carvalho (Operações) e Luciano Martin (Comercial); o superintendente metropolitano da Corsan, André Gutierrez Borges, e o adjunto, Carlos Breik; o diretor de Saneamento da SOP, Jean Bordin; secretários municipais; vereadores; gestores de unidade da Corsan nos municípios envolvidos e colaboradores da Companhia.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores