Polícia flagra gato de água em restaurante na Fazenda Grande do Retiro, em Salvador (BA)

Em mais uma operação de combate a fraude no consumo de água, técnicos da Empresa Baiana de águas e Saneamento (Embasa), acompanhados de policiais civis, militares e do Departamento de Polícia Técnica, encontraram, na última semana, um estabelecimento comercial na Avenida General San Martin, no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, sendo abastecido por ligação clandestina.

Ao checar as instalações, os técnicos descobriram uma rede clandestina que desviava a água antes de passar pelo hidrômetro. O restaurante estava com a ligação de água da Embasa cortada.

“A irregularidade foi desfeita e o proprietário do imóvel terá que pagar uma multa de R$ 31.982,92 pela fraude. Esse cálculo foi feito com base no consumo real quando a ligação estava ativa”, contou Daniel Pindobeira, gerente comercial da Unidade Regional do Cabula.

O gerente do estabelecimento foi levado para prestar esclarecimentos na 4ª Delegacia Territorial de São Caetano, onde a operação foi registrada. O proprietário do imóvel não estava no local no momento da ação e será chamado para prestar esclarecimentos.

Além dos casos suspeitos, identificados por meio das análises de consumo e do cruzamento de dados no sistema comercial, a empresa conta com o apoio da população, que pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo 0800 0555 195.

Crime contra o patrimônio | O furto de água é qualificado como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores