Pesquisas para redução de riscos de desastres têm apoio da Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo R$ 1,5 milhão em um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico voltado para a redução de riscos de desastres no Paraná. O trabalho vem sendo feito desde 2016 sob a coordenação do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) e possui 16 pesquisas e projetos em andamento.

Um desses projetos, em desenvolvimento no Ceped, prevê a implantação de uma plataforma de educação a distância (EaD) para capacitar pessoas, principalmente gestores públicos, dos 399 municípios do Paraná. O objetivo é tornar as cidades mais preparadas para enfrentar desastres naturais.

O primeiro curso a distância previsto para 2018 está sendo organizado de acordo com a campanha global Construindo Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas. “Queremos que as cidades possam voltar ao estado normal rapidamente, sem grandes danos ou prejuízos”, explica a diretora acadêmica do Ceped, Danyelle Stringari.

Já entre as pesquisas acadêmicas, uma está ligada à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que estuda a criação de um sistema de alerta (baseado na mancha de inundação) de alagamentos e inundações. Isso permitiria, por exemplo, à Sanepar tomar medidas necessárias para evitar prejuízos nas captações de água e, à Defesa Civil, evacuar áreas de risco. A pesquisa está sendo feita na bacia do Rio Marrecas, em Francisco Beltrão.

Todos os projetos e pesquisas respondem aos temas hidrológico (inundações), meteorológico (chuvas intensas), climatológico (secas e estiagens), produtos perigosos (contaminação da água) e obras civis (rompimento/colapso de barragens). Os resultados parciais dos estudos foram apresentados durante o I Workshop da Redesastre/Sanepar, realizado nos dias 7 e 8 de novembro, em Curitiba.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores