Por Agência de Notícias do Paraná

Curitiba e Maringá foram premiadas pelo ranking da universalização do saneamento apresentado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Curitiba foi a única capital brasileira a figurar nessa posição. O evento de premiação ocorreu nesta segunda-feira (5), em São Paulo, durante o Simpósio do Ranking da Universalização do Saneamento.

“É com muito orgulho que recebemos esse reconhecimento. A Sanepar opera nas duas cidades paranaenses, que estão enquadradas na categoria Rumo à Universalização do Saneamento. É exatamente para isso que concentramos nossa estratégia e os investimentos da empresa nos últimos sete anos”, afirmou Mounir Chaowiche, presidente da Sanepar.

Foram premiadas as cidades que se destacaram no Ranking da Universalização do Saneamento, apresentado pela primeira vez no Congresso ABES/Fenasan, em outubro de 2017.

O ranking utiliza dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, e cruza estes dados com as informações disponíveis sobre as doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (DRSAI). Essas doenças estão relacionadas no Datasus, sistema de informação em saúde do Ministério da Saúde.

AVALIAÇÃO – Foram avaliados 231 municípios com mais de 100.000 habitantes. Das 27 capitais, do Brasil, 26 foram avaliadas.

O estudo classificou as cidades em três categorias: rumo à universalização; compromisso com a universalização e primeiros passos para a universalização. Apenas 6% dos municípios avaliados se enquadram na categoria “rumo à universalização”. Outras 18% estão enquadradas em “compromisso com a universalização” e a maioria, ou seja, 76% dos municípios foram enquadrados na categoria “primeiros passos para a universalização”.

Das dez cidades paranaenses avaliadas, Curitiba e Maringá ficaram na melhor categoria, que é Rumo à Universalização. Outras oito ficaram enquadradas na categoria compromisso com a universalização: Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Umuarama, Pinhais, Piraquara, Almirante Tamandaré, Araucária, São José dos Pinhais e Toledo.

CURITIBA – Atualmente a capital do Paraná tem 483.791 ligações de água e 443.282 de esgoto. O índice de atendimento com rede coletora de esgoto (IARCE) é de 95%.

O prefeito de Curitiba Rafael Greca esteve em São Paulo para receber o prêmio. “Divido esse prêmio com a equipe da Sanepar, da zeladoria urbana de Curitiba, a valorosa equipe da Secretaria do Meio Ambiente e todos os nossos colegas da prefeitura”, disse Greca. “Onde tem rede de saneamento, a doença vai embora. Esgoto tratado e água limpa representam saúde para a população”.

MARINGÁ – Maringá também tem índices diferenciados, com 127.196 ligações de água e 109.873 ligações de esgoto. O Índice de Atendimento com Coleta de Esgoto (Iarce) do município é de 98%.

MAIS SAÚDE – Para alcançar esses índices, o Governo do Paraná tem priorizado os investimentos em saneamento. “O nosso governo entende que mais investimento em saneamento significa mais saúde para os paranaenses. Nós fazemos questão de destinar grande parte dos nossos recursos para a ampliação da infraestrutura necessária para atingirmos a universalização”, disse o governador Beto Richa.

Desde 2011, foram investidos quase R$ 5 bilhões nos 345 municípios que a Sanepar atende. São investimentos recordes na história da Companhia.