Olinda (PE) ganha nova adutora para ampliar oferta de água na cidade

(à direita) Roberto Tavares, presidente da Compesa.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está iniciando mais uma grande obra para a melhoria do abastecimento de Olinda. A boa notícia foi dada ontem (15) pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares, durante visita ao prefeito de Olinda, professor Lupércio, que tem acompanhado de perto os investimentos que estão feitos na cidade. A implantação da nova adutora aumentará a oferta de água para mais de 80 mil pessoas no município de Olinda. A meta do projeto é passar a abastecer todos os bairros dos Bultrins, Monte, Guadalupe, Amparo, Barreira do Rosário, Bonsucesso, 7º R.O, Jardim Fragoso, Bairro Novo, Casa Caiada e Alto da Mina sem rodízio.

Com investimentos de quase R$ 10 milhões, a companhia vai implantar a nova adutora a partir do Sistema Produtor Alto do Céu – que integra o complexo hídrico da Região Metropolitana do Recife – para incrementar o abastecimento desses 11 bairros de Olinda com uma vazão de 300 litros de água por segundo. As intervenções serão iniciadas na Rua Nigéria, no bairro de Peixinhos.

Investir na melhoria do abastecimento de água em todo o Estado tem sido uma preocupação do governador Paulo Câmara, que tem apoiado à Compesa na priorização de recursos para execução de projetos e alternativas que se transformem em obras que beneficiam a população. No caso de Olinda, a cidade está sendo contemplada com outra obra importante, o Olinda+Água, que está promovendo melhorias na rede de distribuição, com a substituição de tubulações e implantação de dispositivos que promovem o aumento do controle operacional do sistema, reduzindo as perdas e a ocorrência de vazamentos. “Planejamos com esse reforço de água por meio do Sistema Alto do Céu, complementar esses investimentos no abastecimento de água de Olinda, com o objetivo de oferecer um atendimento satisfatório para a população. O prefeito Lupércio tem sido parceiro e estamos nos comprometendo em fiscalizar em conjunto a reposição do calçamento para diminuir os transtornos à população”, explica Tavares.

A obra prevê a construção de uma adutora com 7,4 quilômetros de extensão – e diâmetro de 600 a 400 milímetros – que vai derivar de outra adutora do Sistema Alto do Céu, no bairro de Peixinhos. De lá, a nova adutora seguirá até o Reservatório do Monte, no Sítio Histórico de Olinda, e terminará no Reservatório do Urubu, em Fragoso, transportando água para essas duas unidades – que hoje recebem água do Sistema Botafogo e de poços do Aquífero Beberibe. O projeto, que tem o prazo de execução de 18 meses, ainda vai implantar uma estação de bombeamento (estação elevatória).

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores