Obras da ETE Itapecerica, em Divinópolis (MG), estão em ritmo avançado

Por Assessoria de Comunicação da Copasa

A presidente da Copasa, Sinara Meireles, esteve em Divinópolis, no dia 20 de dezembro para verificar de perto o andamento das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário da bacia do Rio Itapecerica. Acompanhada dos diretores de Operação Sul, Frederico Delfino, e de Técnica e de Expansão, Alex Moura, a presidente esteve com o prefeito de Divinópolis, Galileu Teixeira Machado. Em seguida, a comitiva foi verificar “in loco” o andamento da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itapecerica, uma das mais esperadas pela população divinopolitana.

Iniciada em outubro de 2017, as obras de esgoto em Divinópolis estão dentro do cronograma previsto, visando atender o compromisso pactuado com o município, e dar início a operação da ETE Itapecerica em 2018. Nesses primeiros dois meses, a terraplenagem já foi concluída e já estão sendo executadas a implantação dos reatores, da estação elevatória de esgoto final, laboratório e unidades do tratamento preliminar. Será iniciada, também, ainda essa semana, a implantação dos interceptores, que serão responsáveis pelo transporte dos esgotos coletados até a ETE.

A obra na bacia do Rio Itapecerica, que inclui o sistema Ermida, é um dos maiores empreendimentos de esgoto em Minas Gerais e, juntamente com o sistema da bacia do Rio Pará, em operação desde 2013, irá dotar Divinópolis de um completo sistema de esgotamento sanitário, garantindo o tratamento de 100% dos efluentes coletado na cidade.

Com investimentos da ordem R$ 143 milhões, esta primeira etapa contempla a construção de 6.130 metros de redes coletoras, 74.400 metros de interceptores, 14 travessias, 10 estações elevatórias e respectivas linhas de recalque e a Estação de Tratamento – ETE Itapecerica, com capacidade de 400 litros por segundo (l/s).

Numa outra etapa, que ainda será licitada, será implantado o sistema de esgotamento sanitário de Ermida, que contempla a construção de 20.500 metros de redes coletoras, 4.800 metros de interceptores, 3 estações elevatórias e as respectivas linhas de recalque e a Estação de Tratamento – ETE com capacidade de 15 l/s.

Ampliação do sistema de abastecimento de água

Além das obras no sistema de esgotamento sanitário, a Companhia também iniciou em outubro de 2017 a ampliação da capacidade do sistema de abastecimento de água para atendimento a região Norte de Divinópolis. Esse empreendimento beneficiará, principalmente, a população dos bairros Nova Fortaleza I e II, Rinaldo Campos, Serra Verde, Nossa Senhora da Conceição, Anchieta, Alvorada, Alto das Oliveiras e Bom Pastor.

Com investimentos da ordem de 4,5 milhões, a obra, que tem previsão de conclusão em 12 meses, contempla a implantação de 13.436m de adutoras e redes de distribuição, 222 ligações prediais e 3 unidades de bombeamento.

Estão sendo realizadas, ainda, as obras de ampliação e melhorias da estação elevatória de água tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Itapecerica, que contemplam a substituição dos conjuntos motobomba existentes, possibilitando a ampliação da capacidade de recalque da unidade para 775 l/s e a elevação da segurança operacional da unidade, que é responsável pelo bombeamento de 80% da demanda de água tratada da cidade de Divinópolis. Essa intervenção está prevista para ser concluída em abril de 2018.

A Copasa em Divinópolis

A Copasa é responsável pelos serviços de abastecimento de água de Divinópolis há 43 anos. Em 2012, a empresa iniciou a operação do serviço de esgotamento sanitário do município e realiza todo o trabalho necessário para o bom funcionamento do sistema.    Desde então, a Companhia vem trabalhando para dotar a cidade de um completo sistema de esgotamento sanitário, garantindo mais qualidade de vida para a população e garantir o desenvolvimento e avanço da região.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores