Obra da Compesa vai tirar o município de Panelas (PE) do rodízio de abastecimento

Os moradores de Panelas, no Agreste de Pernambuco, cidade localizada a 183 km do Recife, tem motivos para comemorar. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou a fase de testes de uma nova adutora de Cupira para Panelas, que fará parte do Sistema Integrado Cajueiro, permitindo que quase toda a cidade receba água todos os dias, sem rodízio. A nova adutora de 12 km’s de extensão, foi construída a partir do Sistema Integrado Cajueiro, que tem o seu manancial localizado na zona rural de Lagoa dos Gatos. Os testes devem prosseguir nos próximos dias até que o novo sistema alcance o equilíbrio das pressões na rede de distribuição para que água chegue com regularidade para mais 13 mil pessoas.

A expectativa dos técnicos da Compesa é concluir a fase de testes nas próximas semanas, período necessário para testar toda a extensão da nova adutora. “Aproveitamos para informar à população que, durante a execução dos testes, poderá haver suspensão do abastecimento para a execução dos procedimentos corretivos”, informa o Gerente Augusto Dantas.

“A obra é mais uma promessa concretizada pelo governador Paulo Câmara, que contou com a parceria da Prefeitura e do Deputado Federal Fernando Monteiro, que destinou uma Emenda para a compra dos tubos” afirmou o Presidente da Compesa, Roberto Tavares. O investimento foi de R$ 4 milhões. A obra possibilitou a construção de uma estação elevatória (bombeamento), a implantação dos filtros de Polimento na Estação de Tratamento de Água -ETA Cupira, a implantação da adutora, com capacidade para transportar 15 litros de água, por segundo, além do reservatório apoiado, com capacidade para armazenar 250 mil litros de água.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores