Em encontro informal, Dyogo Oliveita não anunciou mudanças imediatas. Posse será na segunda-feira

Danielle Nogueira  – O Globo

06/04/2018 19:10

RIO – O novo presidente do BNDES e ex-ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, teve sua primeira reunião informal com a diretoria do banco na tarde desta quinta-feira, na sede do BNDES, no Rio. No encontro, que durou cerca de uma hora e meia, sua principal mensagem foi que é preciso entender o papel do banco numa nova realidade de juros baixos e inflação baixa no Brasil, e que esse cenário exige novos produtos e novas oportunidades.

Sem apoio do BNDES e após escândalos, empreiteiras têm atuação no exterior paralisada

— Temos que entender o papel do banco dentro de uma nova realidade de juros baixos no Brasil. Esse é o cenário novo que se perpetuará pelos próximos anos. Quero reforçar a imagem de que o banco está funcionando normalmente. Como temos pouco tempo, teremos que priorizar áreas — disse Dyogo, segundo interlocutores.

Dyogo não anunciou mudanças imediatas na estrutura do banco. Disse aos diretores que continuassem a trabalhar nas suas áreas que e uma eventual troca de cadeiras será feita apenas após uma avaliação mais cautelosa. Uma semana antes de deixar a presidência do BNDES, Paulo Rabello de Castro reorganizou a diretoria e mudou a função de parte dos diretores.

A reunião ocorreu na própria sala da diretoria, no 22º andar. Pela manhã, Dyogo esteve reunido com representantes da consultoria Roland Berger, que ajudou o banco a desenvolver seu plano estratégico para 2035. Na próxima segunda-feira, ele toma posse oficialmente em evento que ocorrerá às 10h30m, na sede do BNDES. Estão confirmadas presenças do presidente Michel Temer e do novo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia. Executivos de bancos também foram convidados.