Por Murillo Camarotto e Edna Simão – Valor Econômico

O Ministério Público Federal (MPF) em Brasília recomendou que a Caixa troque todos os vice-presidentes e contrate serviço de recrutamento de novos executivos. As sugestões, resultado da Força-Tarefa Greenfield, que apura suspeitas de desvios de R$ 8 bilhões em fundos de pensão, foram encaminhadas à presidência do banco e à Casa Civil. A Caixa informou que foi notificada na sexta-feira e que “irá responder formalmente obedecendo o prazo legal”.

Na avaliação do MPF, “a existência de diversas figuras proeminentes na administração da CEF em casos investigados e/ou alvos de investigações, bem como a perene influência política sobre funções que deveriam ser essencialmente técnicas, além do aparente comprometimento em defender atos irregulares passados, comprometem a isenção dos agentes, a acessibilidade de informações necessárias à apuração interna e externa pelos órgãos de controle e a confiabilidade nas operações firmadas e em estágio de contratação”.

O MPF sugere ainda melhorias nas práticas de documentação de atos, gestão da informação e manutenção de dados, e a proibição de uso de e-mail particular ou outro meio de comunicação sem registro interno para contato externo sobre investimentos ou contratações.