Anteriormente, população tinha calendário de abastecimento de dois dias com água e quatro sem

Publicado em: 15/03/2017 18:49

Os moradores de Aliança, na Zona da Mata, agora têm água 24 horas por dia nas torneiras. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) conseguiu melhorar o abastecimento através de uma obra de adequação e expansão da rede de distribuição de água por meio de ações de setorização e redução de perdas do sistema. A intervenção foi concluída no mês de fevereiro.

A companhia instalou válvulas redutoras de pressão (VRP), que são dispositivos de controle para evitar grandes pressões nas tubulações e, consequentemente, estouramentos e vazamentos. Além disso, foram implantadas e substituídas 11.500 metros de rede de distribuição da cidade – que foram interligadas à rede já existente – e instaladas mais de 2.000 unidades de hidrômetros. Também foi construído um reservatório com capacidade para 70.000 litros, volume suficiente para atender o setor central da cidade, e providenciada a automação do sistema. A obra recebeu o investimento no valor de R$ 3,3 milhões, recursos próprios da Compesa e da Caixa Econômica Federal.

Com essas medidas, a companhia retirou Aliança do regime de calendário de abastecimento, que era de dois dias com água e quatro dias sem.