Hamilton Ferrari – Correio Braziliense

29/01/2018 19:43

Há dois dias, a Caixa suspendeu, temporariamente, empréstimos para os estados e municípios

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que não espera que a suspensão temporária de empréstimos da Caixa para estados e municípios atrapalhe a votação da reforma da Previdência Social. O informação foi repercutida no mercado financeiro, que apoia a proposta.

A declaração do ministro foi dada em Goiânia, onde participa de evento na Cooperativa Sicoob UniCentro Brasileira.

 Há dois dias, a Caixa suspendeu, temporariamente, empréstimos para os entes. Em nota divulgada à imprensa, o banco estatal informa que a decisão se deve à aprovação do novo plano de capitalização. Apenas em 2017, a Caixa desembolsou cerca de R$ 3,8 bilhões para os estados e municípios. O período de suspensão não foi divulgado.  

A suspensão pode gerar nervosismo nas bancadas. A decisão foi do Conselho de Administração da Caixa. “O que se fez, neste caso, foi, simplesmente, seguir a lei. A jurisprudência que decidiu que o tipo de garantia que estava se considerando antes pelas administrações anteriores não deveria, de fato, valer como garantia para a Caixa”, apontou.  “O que é importante de fato é que a administração da Caixa seja cada vez mais profissional, séria, responsável e que vise garantir que tenha condições de emprestar”, completou Meirelles. 

 O Ministério da Fazenda tem um representante no Conselho de Administração da instituição financeira. Perguntado se o órgão vai tentar reverter a decisão, Meirelles disse que a “orientação é no sentido de melhorar a administração da Caixa”.