Por Ribamar Oliveira, Cristiane Bonfanti e Fernanda Wenzel – Valor Econômico

27/03/2018 – 05:00

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já decidiu que sairá do seu atual partido, o PSD, e assinará ficha de filiação ao MDB, informaram ontem fontes próximas ao ministro. A data da filiação de Meirelles ao MDB ainda não foi definida, mas poderá ocorrer até o dia 2 de abril, antes de sua viagem a Portugal. No mesmo dia, Meirelles deve anunciar sua saída do Ministério da Fazenda para se dedicar, exclusivamente, à campanha eleitoral.

Oficialmente, Meirelles ainda mantém o discurso de que não tomou sua decisão. “No início da próxima semana, devo anunciar se deixo o ministério para disputar um mandato eleitoral, e por qual partido, ou se fico no ministério até o fim do governo”, disse, em entrevista ontem em Porto Alegre, depois de participar de encontro com empresários.

Meirelles decidiu sair do PSD depois que o presidente do partido, Gilberto Kassab, deixou claro que deverá apoiar a candidatura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), à Presidência da República.

Questionado por qual partido estava mais inclinado a concorrer à Presidência da República, Meirelles disse que o PSD “está com outro projeto e não acredito que terá candidato próprio a presidente”. Ele fez elogios ao MDB, ao dizer que o partido é diferente porque “certamente está em um bom momento e tem tamanho, tem história, é o grande partido do governo e tem o presidente da República atual”. Meirelles lembrou que tem grande convergência com o programa do MDB, elogiando a segunda etapa da “Ponte para o Futuro”, que está sendo elaborada pelo partido.

Com a filiação ao MDB, Meirelles poderá ser candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo presidente Michel Temer, que na semana passada anunciou sua intenção de tentar a reeleição. Nos bastidores, no entanto, as informações são de que Meirelles poderá ser o candidato do MDB à Presidência se a rejeição a Temer se mantiver em nível elevado.

Na mesma entrevista que concedeu na capital gaúcha, o ministro voltou a dizer que a sua consideração é concorrer à Presidência da República. “Agora, temos que olhar o que quer a população, todas as questões eleitorais, visando evitar que ocorram resultados que sejam negativos para o país”.

Ele informou que mandou fazer uma série de pesquisas qualitativas para saber o que a população está esperando dessas eleições, “o que quer o brasileiro”, para orientar a decisão que irá tomar. “Vou levar tudo isso em consideração, sem tomar decisão precipitada, ou por vontade, ou por impulso ou por vaidade. Minha ideia é fazer algo que vá me permitir continuar servindo ao país”, disse. Meirelles lembrou que já foi convidado em outras duas oportunidades a concorrer ao cargo de vice, e nas duas vezes negou a proposta.

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirmou ontem que Meirelles é “um grande quadro” e que sua filiação enriqueceria o MDB. “É um homem que tem disposição para participar das próximas eleições”, disse. Marun afirmou que, talvez, Meirelles tenha confirmado a sua saída do Ministério ao presidente Michel Temer. “Mas não é isso que temos de forma oficial. O que temos hoje é que as conversas estão avançadas e sendo conduzidas pelo próprio presidente”, informou.