Meaípe, no Espírito Santo, receberá obras em esgotamento sanitário

Guarapari, uma das cidades de maior fluxo turístico do Espírito Santo, recebe mais investimentos que contribuem com a preservação das praias e a melhoria da saúde da população. Um pacote de R$ 16,2 milhões, do Programa Saneamento para Todos, liberado pelo Ministério das Cidades, será investido em complementação de obras de esgotamento sanitário em Meaípe, o que beneficiará 20.540 habitantes. Estiveram presentes, na assinatura da ordem de serviço, o govenador Paulo Hartug, o presidente da Cesan, Pablo Andreão, o diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Amadeu Wetler, a diretora Operacional, Sandra Sily, técnicos da empresa e moradores do município, totalizando cerca de 250 pessoas.

O governador Paulo Hartung reforçou a importância do Estado investir R$ 16 milhões para o saneamento básico. Hartung destacou que é uma obra prevista para 17 meses. “Vamos fazer da cidade saúde um município cada vez mais saudável. É o combate a doenças proporcionando cada vez melhor balneabilidade nesta região em que Deus foi absolutamente caprichoso e nós humanos não fizemos o que deveria ser feito. Essa obra é para consertar e valorizar uma cidade reconhecida internacionalmente. Guarapari é a galinha dos ovos de ouro. A cidade sofreu muito com a ocupação desordenada, mas agora vamos cuidando dela devagarzinho. Guarapari tem tudo para ser a porta de entrada do Espírito Santo e do Brasil”, destacou Paulo Hartung.

O projeto foi concebido para acompanhar o crescimento populacional até 2041, estimado em 38.484 habitantes nos bairros de Meaípe, Enseada Azul, Vila Guaibura e Nova Guarapari. As obras compreendem a construção de uma Estação de tratamento de esgoto, uma elevatória de esgoto tratado e redes.

O esgoto coletado por esse sistema será enviado para a nova estação de tratamento (ETE) com tecnologia de ponta. Após a conclusão desta ETE, a antiga será desativada.

O presidente da Cesan, Pablo Andreão, explica que os recursos irão contribuir com o esforço de universalização dos serviços esgotamento sanitário no Estado. “O cuidado com as contas públicas, o trabalho em equipe e a boa gestão permitiram, mesmo com um cenário de adversidades, realizar e ampliar os nossos investimentos, melhorando, com isso, a qualidade de vida da população capixaba”, enfatizou.

Rumo à Universalização

O sistema caminha rumo á universalização, pois a parte central do município já está com sistema implantado, a parte sul vai complementar com o investimento citado e a parte norte está em fase de projeto. “O pacote de investimentos que se inicia hoje vai abranger Vila Guaibura, Meaípe, Enseada Azul e Nova Guarapari. Uma nova ETE, uma elevatória e mais oito quilômetros de rede serão implantados. Com isto adiantamos as metas do Plano Municipal de Saneamento em cinco anos”, afirma Andreão.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores