Senado Notícias

09/08/2018, 13h01

O Rio São Francisco precisa de revitalização, não de transposição, para garantir sua saúde hídrica, o abastecimento de água e o desenvolvimento dos estados que se valem de suas águas, disse nesta quinta-feira (9) a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) em Plenário.

Ela demonstrou preocupação com os níveis dos reservatórios, já que o maior deles, de Sobradinho (BA), já enfrenta um controle rigoroso da vazão para garantir a manutenção do nível da água acima do volume morto. O abastecimento de Sergipe depende em 40% das águas do São Francisco.

A vida ao logo das margens do rio, no entanto, a situação já mudou bastante, apontou a senadora: a pesca para consumo das famílias dos pequenos quase não é mais viável, os grandes já não aparecem mais, apenas as lavadeiras permanecem exercendo seu ofício. Segundo a parlamentar, o cenário desolador pode se acentuar se nada for feito para apressar a revitalização do Velho Chico.

— Precisamos de vontade e ação política para estabelecer com urgência programas de recuperação vegetal, com plantio de espécies nativas, por exemplo. Só com um esforço concentrado direcionado pelo governo brasileiro e pelos estados que se servem do rio poderemos evitar as terríveis perspectivas com as quais estaremos lidando nos próximos anos e prometem esvaziar a torneira do povo sergipano — afirmou Maria do Carmo.