Mais de 25% da rede já foi instalada no SES Ingleses-Santinho, em SC

As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Ingleses-Santinho vem apresentando progressos contínuos, comprovados pelos números, tanto no que diz respeito ao percentual de tubulações quanto aos ramais residenciais (as Caixas de Inspeção, ou CIs) instalados.

Atualmente são nove frentes de instalação de rede e ligações, uma de acabamento e três de reposição de pavimento, e o relatório divulgado pela área técnica do Consórcio Trix-Infracon (contratado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan – para a execução dos serviços do SES Ingleses-Santinho) mostra que 25,89% das tubulações previstas no projeto já foram instaladas.

Esse percentual corresponde a 15,019 mil dos 58 mil metros previstos no projeto, em obras realizadas em vias públicas nas regiões de Santinho e Ingleses. E, com uma equipe exclusivamente dedicada à colocação das CIs (para zerar o passivo resultante de um período no início das obras, quando o equipamento ainda não estava disponível), e as outras oito executando simultaneamente a instalação de CIs e de rede, já são mais de 700 ramais residenciais instalados e conectados à rede.

O último relatório divulgado apresenta dados da evolução da obra entre os dias 21 de março e 20 de abril, e mostra que nesse período foram mais 2,3 mil metros de rede instalada, o que corresponde a praticamente três vezes o que estava sendo alcançado no período da alta temporada, quando o ritmo das obras precisou ser diminuído para minimizar os transtornos que as obras poderia causar para moradores e turistas.

O trabalho das equipes é intenso e coordenado: trechos das vias são escavados, as tubulações instaladas, e já na sequência os trabalhadores recobrem as valas, buscando minimizar ao máximo os transtornos para a comunidade.

É importante destacar que, mesmo após a instalação dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em funcionamento. Isso só poderá acontecer quando todo o sistema estiver implantado e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) entrar em funcionamento, e todos os moradores serão avisados pela Casan.

Obra de drenagem

Na Servidão Flor (localizada na proximidade da Igreja Santa Catarina de Alexandria), além das tubulações da rede e instalação das CIs, a partir de uma parceria firmada com a prefeitura, o Consórcio executou, também, uma obra de drenagem.

Com quase 370 metros de extensão e diversos aclives e declives, a servidão era frequentemente castigada no caso de ocorrência de chuvas intensas, e com o serviço executado o problema deve ser minimizado.

Toda a rede da servidão já foi instalada, e até segunda-feira (23/04) a equipe que trabalha no local deve concluir a instalação dos ramais. Na sequência, a recomposição do pavimento será finalizada, e até quarta-feira (25/04).

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores