Jornal Extra

A liminar da 57ª Vara da Justiça do Trabalho do Rio (TRT-RJ), que suspendeu qualquer ato que tenha como objetivo concretizar o processo de alienação dos bens da Cedae, pode resultar em mais dias de espera para os servidores. O governo do estado já prevê dificuldades na publicação do edital, na próxima semana, para a realização do pregão que abrirá caminho para o empréstimo de R$ 3,5 bilhões, tendo ações da companhia como garantia. Vale lembrar que o governo do estado promete utilizar o dinheiro para pagar o 13º salário de 2016, vencimentos mensais e bonificações pendentes.

Nos bastidores do governo, não há qualquer recomendação à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para que se recorra com urgência da liminar obtida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (Sintsama-RJ). A indicação feita aos procuradores é de analisar o caso durante o fim de semana, de olho em um possível recurso entre segunda e terça-feira.

A tendência é que o leilão aconteça já na segunda quinzena de outubro. Para atrapalhar ainda mais a vida dos servidores, a chegada do dinheiro não é tão simples. O Ministério da Fazenda e o Tesouro Nacional terão de dar o aval para o empréstimo.