Lideranças têm retorno das demandas em Encontro com a Cesan

Uma manhã calorosa, dedicada ao diálogo, troca de informações e relacionamento entre a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e as comunidades. No 6º Encontro de Lideranças, realizado no último sábado (25), com o tema “Práticas de gestão ambiental”, teve orquestra de crianças do Projeto Artes sem Limites, palestra da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (Arrsp) e apresentação dos investimentos, serviços e ações de meio ambiente da Companhia.

O presidente da Cesan, Pablo Andreão, destacou que a relação com as comunidades são produtivas e que desses encontros nascem muitos projetos. “Aqui surgem as novas ideias e podemos planejar, em conjunto, como melhorar o atendimento à sociedade. Uma delas é o Cesan Facilita, no qual a Companhia vai até os bairros com todos os seus serviços, ficando mais próxima do seus clientes”, afirmou. Andreão disse ainda que estamos no tempo do diálogo e que essa reunião não é pontual, mas sim o fechamento de um ano inteiro de diversos encontros com a comunidade, seja na sede da empresa ou nos bairros.

O encontro, contou com aproximadamente 100 lideranças, e teve como objetivo discutir sobre a recuperação de nascentes, barragens e reflorestamento no Estado. Os debates acontecem no Alice Vitória Hotel, em Vitória, a partir das 8 horas.

O representante da Federação Metropolitana do Movimento Popular da Grande Vitória, Marcello Rosa da Costa, agradeceu a parceria com a Cesan e enfatizou o trabalho das lideranças. “Fazemos um trabalho voluntário, relevante para a sociedade. A mensagem que deixo para vocês é vocês têm valor, acreditem no sonho, foquem no trabalho e não desistam”, motivou.
O presidente da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Popular do ES, Marcos dos Santos, ressaltou o importante trabalho que a Cesan realiza junto às comunidades. “Que a gente possa estar cada vez mais juntos, resolvendo, dialogando e fazendo políticas públicas de qualidade. Tiramos o chapéu primeiro para nós lideranças e depois para esta empresa que sempre nos atende e está sempre solícita a resolver os nossos problemas”, afirmou.

Palestras institucionais

A ouvidora da Arsp, Débora Cunha, e a assessora técnica, Odyléa Tassis, apresentaram a Agência e explicaram a composição da tarifa. Já equipe de Meio Ambiente da Cesan, representadas pelos engenheiros Mauro Machado e Luciano Firme, falaram das ações ambientais, mostrando que a Companhia está reflorestando em 17 municípios em uma área equivalente a 26 campos de futebol.

Já o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Amadeu Wetler, falou sobre os investimentos no Sistema de Abastecimento de Água de Reis Magos, inaugurado em outubro, da ampliação da Estação de Tratamento de Carapina e da Barragem do Rio Jucu. Também mostrou os diversos serviços que a Cesan oferece para os clientes e que podem ser disseminados na comunidade pelas lideranças.

“O tema do evento é muito propício para o momento que vivemos de escassez hídrica. Importante mostrar as ações da Cesan nessa área, mostrando que vamos além da prestação de serviço de fornecer água de qualidade e tratar o esgoto. Somamos a isso todos esses outros que podem ser utilizados pelos clientes facilitando sua relação com a empresa”, elencou.

Também dentro da programação, houve a apresentação do Balanço das Demandas de 2016, conduzido pelo Gestor de Relações com a Comunidade (E-DRC), Jonas Renato Cabral, que mostrou as demandas do ano anterior e como elas foram tratadas pela Cesan.
De acordo com Jonas, a Cesan pratica o diálogo constante com a sociedade e traz as representações dos movimentos sociais para aprimorar as práticas de gestão na empresa. “A crise hídrica, tanto no nosso Estado como no Brasil, que atinge a todos, nos leva a repensar sobre nossa relação com a água e o meio ambiente. Neste sentido, é importante abrir um espaço para debater sobre as práticas de gestão ambiental da Cesan”, disse.

Adote uma árvore e sorteio

Durante o Encontro, as lideranças puderam “adotar” uma das 50 mudas de árvore que estavam à disposição para quem se interessasse em levar para fazer um plantio. O evento se encerrou com sorteios de brindes e confraternização com almoço para os participantes e representantes das lideranças da Grande Vitória.

Programação do 6º Encontro de Lideranças

08h – Recepção, credenciamento e coffee break.
08h30 – Abertura do evento e boas-vindas da Diretoria
09h – Balanço das demandas 2016 (Jonas)
09h15 – Apresentação das práticas ambientais desenvolvidas nos municípios pela CESAN (Helena)
09h35 –Palestra Estrutura Tarifária – ARSP
09h55 – Investimento/Obras CESAN Grande Vitória (Diretoria).
10h30 – Debate
11h30 – Sorteios de brindes (Cestas Natalinas) e encerramento.
12h – Confraternização com almoço.
13h – Término do evento.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account