Lançado edital de licitação para obra da Barragem do Jucu Braço Norte, no Espírito Santo

Com os investimentos na Barragem do Rio Jucu, adicionados ao Sistema de Abastecimento Reis Magos, já em operação, estará consolidada a segurança hídrica da Região Metropolitana da Grande Vitória (ES). O edital de licitação para construção da barragem do Rio Jucu Braço Norte foi publicado na última sexta-feira (15). A represa será implantada na região conhecida como Vista Linda, entre os municípios de Domingos Martins e Viana, próxima à ponte da BR-262 sobre o Rio Jucu. O lago formado pelo barramento terá capacidade de armazenar 23 bilhões de litros de água, que servirão de segurança hídrica para o abastecimento direto de cerca de 64% da população metropolitana.

“Ainda hoje vamos rodar, em uma edição extraordinária do Diário Oficial, a licitação desta que será a maior barragem do nosso Estado. Atualmente estamos construindo 60 barragens em todo Estado. Essa irá proporcionar segurança de abastecimento nos próximos 30 anos para a Grande Vitória. Além disso, é uma obra conectada ao Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, que nasceu para conservação e preservação do meio ambiente. É um programa importante que tem o papel do estímulo à preservação”, analisou Paulo Hartung.

Do evento realizado na tarde desta sexta, no Palácio Anchieta, participaram o Coral das Águas da Cesan e a banda da Polícia Militar.

Benefício

A represa contribuirá para aumentar a segurança e a reserva hídrica sobretudo nos municípios de Vitória (ilha), Vila Velha, Cariacica e parte de Viana. De acordo com Amadeu Wetler, presidente da Cesan, a barragem beneficiará um milhão e duzentos mil habitantes na Região Metropolitana da Grande Vitória, pois hoje, quando chove, o aumento do volume de água no rio não fica armazenado.

Foram elaborados o Relatório de Controle Ambiental (RCA), o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno da Barragem (Pacuera) e o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) e as demais ações necessárias para a licença prévia, já concedida.

As etapas seguintes do licenciamento preveem condicionantes para a obtenção da licença de instalação, além do processo de desapropriação, já em andamento. O espelho d´água do lago da barragem ocupará uma área de 14 hectares e a barragem terá 50 metros de altura.

A represa do Rio Jucu Braço Norte, juntamente com a gestão compartilhada da represa de Rio Bonito e a instalação do Sistema de produção de água Reis Magos, consiste numa resposta eficiente e rápida do Governo do Estado e da Cesan para toda a sociedade capixaba, tanto no enfrentamento da crise hídrica que assolou o Estado nos últimos quatro anos, quanto no abastecimento futuro.

O conceito básico do projeto é funcionar como sistema de acúmulo de água no período úmido para uso no período seco, ou seja, o lago deverá trabalhar como uma enorme caixa d´água para suprir as necessidades de abastecimento em períodos de forte estiagem.

Os municípios de Serra, Fundão, parte continental do município de Vitória, Cariacica Sede e entorno sofrem ação direta do sistema Santa Maria e mais recentemente do sistema Reis Magos. No entanto, a interação entre os sistemas promove o fortalecimento do abastecimento de toda região.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores