Por Nathália Larghi – Valor Econômico

03/07/2019 – 05:00

Quando se fala em bolsa de valores, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça do investidor é o Ibovespa. Como esse índice reúne as ações mais negociadas na B3, ele se tornou uma referência do mercado brasileiro. Se o Ibovespa sobe, significa que a bolsa está em um bom momento. Porém, existem outros índices no mercado que estão com um desempenho muito superior ao do Ibovespa neste ano.

Até o dia 2 de julho, o principal índice da bolsa acumulava uma alta de 14,47%. Em contrapartida, o IEE (índice composto por empresas de energia elétrica) subia 28,9%. Já o índice UTIL, que reúne empresas de serviços públicos, como telefonia, saneamento e energia, teve alta de 30,15% no período.

Dentre os 45 índices da bolsa brasileira, esses dois são os que acumulam a maior alta neste ano, segundo dados da própria B3. A agenda de privatizações do atual governo é uma das principais razões para os índices desses setores superarem o Ibovespa, segundo especialistas.

Com a perspectiva de que empresas privadas assumam companhias que fornecem energia e saneamento, por exemplo, há uma expectativa de que elas aumentem sua produtividade e, consequentemente, seus lucros.

Sandra Blanco, consultora da Órama, lembra que com a melhora do cenário econômico local, ainda que tímida, companhias que fornecem esses serviços públicos tendem a ter um desempenho maior.

Leia a reportagem completa no site www.valorinveste.com