Por Juliano Basile – Valor Econômico

A incerteza sobre o processo de sucessão no Federal Reserve fez o Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês) retirar uma das três elevações da taxa básica de juros prevista para 2018. “Nós continuamos a prever uma elevação em dezembro, além de dois aumentos em 2018”, informou o economista-chefe do IIF, Robin Brooks.

Em abril, o Instituto estava prevendo três elevações para a taxa de juros americana no ano que vem. A retirada de uma delas foi um efeito da “incerteza que a sucessão do Fed provoca sobre a poder de reação” da instituição. A análise é de que, em meio a troca do mandato ou mesmo da confirmação de Janet Yellen para mais um termo à frente do Fed, a instituição fique com espaço um pouco mais limitado para promover elevações. O mandato de Yellen termina em fevereiro. Até julho passado, as indicações eram de que o presidente Donald Trump a substituiria. Porém, desde então, Trump fez declarações elogiosas a Yellen.

Na visão do IIF, o Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed (Fomc, na sigla em inglês) deu três sinalizações na reunião da semana passada. A primeira foi reiterar a sua convicção de aperto monetário no curto prazo apontando para mais uma alta em dezembro e três no ano que vem. A segunda foi a de um ciclo menos profundo de aperto em 2019, ano para o qual são esperadas duas elevações. Por fim, o Fed teria, segundo Brooks, indicado que a inflação americana poderá atingir até 2%, em 2019.