Por Chrystiane Silva e Juliana Machado – Valor Econômico

O Ibovespa registrou ontem a sexta queda consecutiva, mas os investidores mantêm o otimismo com a bolsa de valores no médio prazo. As apostas são de que o crescimento econômico e a queda dos juros podem manter o mercado de ações em alta. Mas, no curto prazo, o recente movimento de realização de lucros pode ter continuidade e o Ibovespa pode testar os patamares de 72.500 e 72 mil pontos. Ontem, o índice fechou com queda de 0,31%, aos 73.567 pontos.

Um dos motivos que têm levado os investidores à realocação de ativos e à realização de lucros é a possibilidade de que o Fed, o banco central dos Estados Unidos, eleve os juros. A presidente da instituição, Janet Yellen, sinalizou a alta das taxas já em dezembro. Além disso, as medidas tributárias anunciadas pelo presidente americano, Donald Trump, na quarta-feira podem ampliar o crescimento da economia e ocasionar uma política monetária mais restritiva nos próximos meses, o que não favorece os ativos de risco.

Para Fernando Barroso, da área de produtos estruturados da CM Capital Markets, a alta dos juros americanos já era esperada pelos investidores, mas pode desencadear uma realocação de ativos. “A intenção de mudança na política fiscal fez com que agentes ficassem mais cautelosos. Os republicanos [partido de Donaldo Trump] são fiscalistas e buscam promover crescimento econômico via incentivo à indústria. Mexer no fiscal afeta a política monetária”, diz.

Os países emergentes, no entanto, podem estar mais resilientes à alta dos juros americanos, segundo os analistas da Capital Economics . Em relatório distribuído a clientes, eles consideram que mesmo que o Fed eleve os juros, o MSCI Emerging Markets, índice que reúne as bolsas de países emergentes, pode subir 10% nos próximos 18 meses. “O desempenho das economias emergentes será suficientemente forte para proporcionar um sólido crescimento dos ganhos no MSCI Emerging Markets”, escreveram. O índice MSCI Emerging Market caiu mais de 2% na última semana com a perspectiva de aperto monetário americano. Já o índice MSCI Brazil sobe 2,67% no mês e acumula alta de 22,69% no ano, até o dia 27, sustentado pela expectativa de retomada do crescimento da economia e afrouxamento monetário.

A queda do Ibovespa ontem foi marcada pelo recuo das ações da Vale e das companhias siderúrgicas. As ações do setor de celulose fecharam com forte alta, com a expectativa de continuidade do aumento do preço da celulose no mercado externo. Os papéis da Fibria tiveram alta de 7,15% e os da Suzano Papel e Celulose, 4,48%.