Governo do RJ e CEDAE inauguram obras de melhoria da oferta de água em Conservatória (RJ)

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza Pezão, o secretário estadual do Ambiente, Marco Aurélio Damato Porto, o prefeito de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, e o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), Jorge Briard, inauguram no dia 13/04, às 15 horas, as obras de implantação do novo sistema de abastecimento de água no distrito de Conservatória, em Valença, município do Sul do estado. O evento será realizado na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Conservatória. Com investimento de R$ 7,5 milhões, provenientes da Secretaria de Estado do Ambiente, as obras beneficiam cerca de 12 mil pessoas, entre moradores e população flutuante.

Conservatória recebeu elevatória de água bruta com capacidade para bombear 40 litros por segundo; assentamento de adutora com 65 metros de extensão e 200 milímetros de diâmetro; Estação de Tratamento de Água metálica com vazão de 40 litros por segundo: construção de leito para secagem, estocagem e destinação final do lodo; elevatória de água tratada com capacidade para bombear 40 litros por segundo; e assentamento de adutora de água tratada com 775 metros de extensão e 250 milímetros de diâmetro.

“Com essas obras, além de melhorarmos a qualidade de vida da população do município, estamos impulsionando o turismo local, que é famoso em todo o Brasil por seus eventos de serestas e cantigas em Conservatória.”,  enfatizou o presidente da Cedae, Jorge Briard.

A Cedae assentou em Conservatória 4.900 metros de tronco com diâmetros entre 50 e 300 milímetros, e executou 1,8 mil padronizações e novas ligações domiciliares com fornecimento de hidrômetros. Paralelamente às melhorias, foi implantado o Programa de Educação Ambiental, que visa repassar informações relativas ao meio ambiente, saúde, saneamento e preservação dos equipamentos implantados.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores