Folha de São Paulo

18/01/2018  21h08

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira (18) que o governo busca uma solução para capitalizar a Caixa que deve excluir o uso do FGTS.

“O mais importante é que nós estamos desenvolvendo propostas para apresentar ao Conselho da Caixa que podem viabilizar a recapitalização da Caixa, inclusive sem o uso desse dinheiro do FGTS. Isso é uma coisa que teremos a conclusão nos próximos dias”, afirmou.

“Talvez não seja necessário nem entrar nessa discussão do FGTS”, afirmou.

Ele citou como exemplo a venda de carteiras de crédito para outras instituições e a retenção de lucros e dividendos.

“Vamos viabilizar essa capitalização, e a capacidade da Caixa deve ser preservada para continuar de fato emprestando aonde deve, que é exatamente para a construção de mais moradias para a população.”

A Caixa pretende transformar até R$ 15 bilhões de sua dívida com o FGTS em um novo empréstimo, sem prazo de vencimento (perpétuo), o que foi contestado pelo Ministério Público de Contas e pela área técnica do próprio TCU (Tribunal de Contas da União).

O afastamento de quatro executivos da Caixa nesta semana também colocou em suspense a capitalização do banco, que pode enfrentar mais resistências.