Por Cristiane Bonfanti, Rafael Bitencourt e Daniela Chiaretti – Valor Econômico

18/03/2018 – 11:59

BRASÍLIA – O diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Oscar de Moraes Cordeiro Netto disse neste domingo que um dos grandes desafios da agência é administrar situações díspares dentro do Brasil no que diz respeito à gestão da água.

“Há regiões onde já existe certa organização local e estadual para fazer face a essa gestão das águas. Em outras, trabalhamos ainda com certo despreparo dos Estados nessa gestão”, afirmou Netto, durante a abertura do Water Business Day, evento relacionado ao 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília.

Ele ressaltou que, no Brasil, nem sempre a água está onde o povo está. “Temos a maior parte da água na região Norte e a maior parte da população distribuída na costa atlântica”, disse. “Mesmo na região norte, temos problema de poluição”, disse.

Segundo o diretor, um dos maiores desafios no que diz respeito à gestão das águas nos próximos anos diz respeito ao saneamento básico. Netto disse que há uma discussão para se dar à ANA um papel maior nessa área, inclusive, por meio da elaboração de diretrizes gerais para o setor. “É uma tarefa complexa que temos pela frente”, afirmou o diretor, que destacou ainda a importância de articulação com o setor produtivo.

Nas proximidades das eleições de 2018, Netto também ressaltou a importância de que o tema das águas “suba alguns degraus” na discussão política. A seu ver, a incorporação desse tema nas decisões políticas é um desafio dos tomadores de decisão.

O diretor lembrou que Brasília, que sedia o fórum, enfrenta racionamento de água há mais de um ano e considerou que as soluções para a gestão das águas se mostram complexas.