Por Harriet Torry – Valor Econômico

O vice-presidente do Federal Reserve (Fed), Stanley Fischer, afirmou que as ferramentas para lidar com os desequilíbrios financeiros continuam limitadas. O executivo alertou que “uma grande preocupação é que o conjunto de ferramentas macroprudenciais não seja grande o suficiente e ainda não foi testado”.

As ferramentas de política monetária “geralmente são armas grosseiras contra desequilíbrios financeiros, então usá-las pode gerar um conflito entre a estabilidade financeira e a estabilização econômica no curto prazo”, disse

Fischer ontem, em evento do Banco da Inglaterra (BoE) em Londres. Fischer, que deixará o conselho diretor do Fed em algumas semanas por escolha própria, destacou anteriormente suas preocupações com a capacidade das autoridades em lidar com os riscos e vulnerabilidades do sistema financeiro. A estabilidade financeira pode ser reforçada por ferramentas macroprudenciais, disse. Ele lembrou que tanto nos EUA quanto no Reino Unido “os bancos centrais não são os únicos responsáveis pela estabilidade financeira – então, são menos independentes nesta área do que na política monetária em si – e as ferramentas dos BCs para manter a estabilidade financeira ainda estão sendo refinadas”.

Fischer não fez comentários sobre suas perspectivas para o rumo da taxa de juros nos EUA. “Também fica claro que as responsabilidades do BC, especificamente como credor de última instância e mantenedor da estabilidade financeira, estão fortemente conectadas à política monetária e estas responsabilidades têm papel importante na estabilidade macroeconômica”, disse.