Decisão foi divulgada nesta quinta. Restrição de água, por pelo menos 24 horas a cada 6 dias, se estendeu por 17 meses.

Por G1 DF

03/05/2018 09h37

O racionamento de água no Distrito Federal chegará ao fim em 15 de junho. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (3) pelo governador Rodrigo Rollemberg.

“É com muita alegria, graças à população e graças ao esforço dos agricultores que mudaram seus métodos de irrigação”, disse o governador. “Tenho certeza que nossa população adquiriu novos hábitos”, completou.

Governo do DF vai recorrer da alta de 2,99% na conta de água

Segundo o GDF, a decisão foi tomada com base, principalmente, nos níveis dos maiores reservatórios que abastecem a região. Também foram observadas a redução do consumo de água pela população – de 12% a 13%, segundo o governo – e a entrada em funcionamento de novas obras de captação, tais como a do Córrego Bananal e a do reservatório de Corumbá IV.

Nesta quarta (2), o reservatório do Descoberto fechou com 90,9% da capacidade. Já o de Santa Maria chegou a 56,4%. Os dois estão acima do valor de referência previsto pela Adasa para o mês de maio.

Rollemberg disse que a decisão foi tomada após uma reunião com a Agência Reguladora de Águas do DF (Adasa), na manhã desta quinta. “Com todas as projeções feitas pela Adasa, pela Caesb e por nós, a previsão é que possamos chegar a outubro com 22,7% do volume de águas da bacia do Descoberto”, projetou o governador.

Questionado se a decisão teria caráter político, devido à proximidade das eleições, Rollemberg disse que o governo se baseou em relatórios elaborados pelo governo e com a autorização da Adasa: “Atuamos de forma extremamente técnica. Recebi sugestão de vários companheiros políticos para acabar com o racionamento, mas entendemos que deveríamos fazer isso em uma data adequada, com segurança para a população”.

Racionamento no DF

Desde janeiro de 2017, os 1.631.549 moradores das regiões abastecidas pelo reservatório do Descoberto tiveram que se familiarizar com termos que, em anos interiores, constavam apenas nos relatórios técnicos da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb). As frases “crise hídrica e “nível das barragens” ultrapassaram os limites dos informes da companhia e foram parar até em conversas de bar.

Crise hídrica e racionamento alertam para fim da cultura da abundância

Pouco mais de um mês após a implementação da medida, áreas que recebem água da bacia de Santa Maria também passaram a enfrentar o rodízio. Ao todo, 557.820 pessoas tiveram que readaptar a rotina para conseguir ficar pelo menos 24 horas sem água uma vez por semana. Como o retorno é gradual, alguns imóveis sentiram o impacto por mais tempo.

Água mais cara

Nesta segunda (30), uma publicação no Diário Oficial concedeu o aumento de 2,99% no valor cobrado pela água no Distrito Federal. O reajuste, que passa a valer em 1º de junho deste ano, é menor do que o desejado pela Caesb e maior do que queria a Adasa. O governo vai recorrer do aumento.

Alegando prejuízo por causa do menor consumo de água devido ao racionamento, a Caesb pleiteava um aumento de 9,69% na tarifa. Já a Adasa dizia que 2,06% eram suficientes para manter o equilíbrio econômico-financeiro da estatal.

De acordo com a Adasa, o consumidor que antes pagava R$ 29,50 pelo consumo mínimo de 10 m³ vai passar a pagar R$ 30,40. A maior parte da população do DF (45%) se enquadra neste perfil.

O reajuste é composto por duas partes: a de revisão anual e a extraordinária. A revisão anual busca corrigir despesas que crescem todo ano, como inflação. A proposta inicial desse tipo de reajuste era de 0,51%, mas foi corrigido para 0,93%.

Onde vai faltar água no DF até 5 de maio

Segundo a Adasa, a Caesb comprovou “gastos considerados como componentes financeiros, tais como publicações oficiais e orçamento para o Conselho dos Consumidores da Caesb, criado há um ano”.

Na tarifa extraordinária, foi mantido o valor estipulado pela Adasa de 2,06% – abaixo dos 9,69% pleiteados pela Caesb para corrigir “possível desequilíbrio econômico-financeiro decorrente da situação crítica de escassez hídrica no DF”.

De acordo com a Adasa, essa tarifa extraordinária terá validade só de um ano. “O percentual concedido a título de revisão extraordinária não será incorporado definitivamente na tarifa.” A previsão é de que esse valor seja “descontado” no ano que vem, quando ocorrer o próximo reajuste.